Terça-feira, Maio 14, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Lunda Sul: MPLA garante paz e tolerância – Cândida Narciso

    O MPLA sempre foi um partido de paz, tolerância, unidade, democracia e harmonia, que preocupa-se com a satisfaz dos anseios e aspirações do povo angolano, afirmou hoje (sábado), em Saurimo, a primeira secretária provincial do partido na Lunda Sul, Cândida Narciso.

    Cândida Narciso discursou no acto provincial do 60º aniversário do MPLA, assinalado hoje (10 de Dezembro), tendo referido que o partido nasceu do povo e trabalha para o desenvolvimento sustentável dos angolanos, preservando conquistas como a independência, paz social e progresso.

    Falou das oportunidades disponibilizadas para os jovens nos domínios da educação, habitação, emprego, saúde e circulação, fruto da conquista da independência e da paz em Angola.

    Para si, os 60 anos do MPLA foram de metamorfoses, em que passou de um movimento de massas para um partido político, reiterando que o MPLA sempre encarou as mudanças como oportunidades de evolução.

    Por outro lado, a primeira secretária aconselhou a juventude filiada na organização juvenil do MPLA (JMPLA) para perpetuar o partido, através da defesa dos ideais e ideologias políticas.

    Segundo a responsável, o MPLA precisa de jovens com disponibilidade para assumirem as rédeas do partido e do país, na base da ordem, do trabalho, respeito e da solidariedade, visando a consolidação do progresso e da unidade nacional.

    “Como sabem, o Presidente José Eduardo dos Santos assumiu com determinação, coragem e abnegação o país com 37 anos, muito jovem, mas mesmo assim, não teve medo e foi graças ao seu empenho, dedicação e visão estratégica que o país conseguiu alcançar a paz, em 2002. Este exemplo deve ser seguido pela nova geração”, realçou.

    Defendeu a necessidade dos angolanos serem, cada vez mais, inovadores e criativos, apostando seriamente no empreendedorismo e aproveitando as potencialidades agrícolas e turísticas que o país dispõe.

    Na sua intervenção, a primeira secretaria recomendou aos comités de acção do partido para serem cada vez mais dinâmicos e eficazes, no cumprimento das tarefas e no alcance dos objectivos preconizados pela organização política.

    Para si, “os CAP’s devem ser instrumentos capazes de estimular e mobilizar milhares de cidadãos para as fileiras do MPLA, que vive comprometido com a vontade de proporcionar o bem-estar da população angolana”.

    Segundo a secretária, ao longo dos anos, o MPLA tem trabalhado na consolidação dos seus princípios de organização e funcionamento das actividades de base, reforçando a capacidade de mobilização e de sensibilização, bem como elevando a sua credibilidade e imagem no seio da sociedade.

    “Hoje estamos a dar início a pré-campanha eleitoral do MPLA, temos que começar a trabalhar mais. Os Cap’s devem ser mais activos e actuantes, para que a vitoria em 2017 seja certa”, frisou.

    O acto ficou marcado com um show músico-cultural, animado por Lemba Kuduro, Kunanga, Ti Caly, Mbimbi Show, Mingão King, Zebedeu e Rei Mexa, que emitiam mensagens sobre a unidade nacional, paz e tolerância.

    Durante o acto político, a secretária provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA), Josefa Txipengue, destacou o empenho do Presidente da República e do MPLA, José Eduardo dos Santos, na valorização, respeito e na defesa dos direitos da mulher angolana, e não só.

    Na sua mensagem de felicitação ao partido, Josefa Txipengue disse que o MPLA, através do seu líder, tem traçado políticas credíveis que asseguram a efectiva emancipação e promoção da mulher angolana, colocando esta franja da sociedade em cargos de decisão.

    Para si, esta particularidade faz do MPLA um verdadeiro partido nacional, progressista e moderno, que assume a vanguarda da luta do povo angolano, por uma sociedade verdadeiramente democrática, de direito e mais justa.

    “ Por estes e outros factos, a OMA vai continuar engajada no cumprimento das tarefas do MPLA, para que o partido continue com a obra de fazer de Angola um país desenvolvido e próspero, que garante aos cidadãos um bem-estar e uma qualidade de vida cada vez mais crescente”, frisou.

    Josefa Txipengue apelou as mulheres para afluírem aos postos de registo eleitoral e apostarem na formação académica e profissional.

    Numa outra mensagem, os antigos combatentes e veteranos da pátria defendem que o MPLA preocupa-se com os problemas socioeconómico desta franja da sociedade, porquanto muito faz para dá-la dignidade.

    Os antigos combatentes realçam que os projectos habitacionais, cedência de créditos, pensão, de apoio com materiais agrícolas, de acesso a formação, entre outros, tem demonstrado que o MPLA, por ser o partido que governa, continua preocupado com as condições sociais.

    Encorajam-no no sentido de continuar a criar e implementar políticas que visam o bem-estar desta franja e a sua inserção e reintegração na sociedade. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

    O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema