Quarta-feira, Maio 22, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    LUIBOR deve ser referência para o crédito

    Banco Nacional de Angola.  (FOTO: VIGAS DA PURIFICAÇÃO)
    Banco Nacional de Angola.
    (FOTO: VIGAS DA PURIFICAÇÃO)

    O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA), recomenda os agentes económicos a manterem como suporte na contratação do crédito bancário a LUIBOR como taxa de juro de referência.

    O CPM dá ainda conta que durante esse período a LUIBOR Overnight situou-se em 5,51 por cento ao ano, enquanto nas maturidades de 3 e 12 meses se situou em 8,46 por cento e 10,03 por cento ao ano, respectivamente, confirmando-se assim a tendência de redução das taxas de juro praticadas no mercado monetário interbancário.

    A taxa de juro média do crédito de 181 dias a 1 ano, em moeda nacional, foi de 12,81 por cento para o segmento de particulares e de 14,53 por cento para o segmento empresarial. Em Agosto, o crédito à economia manteve a tendência de crescimento, tendo atingido o stock de 2.779 mil milhões de kwanzas, representando um crescimento de 4,3 por cento desde o início do ano.

    Nesse período, o mercado cambial transaccionou um total de 2.542 milhões de dólares, dos quais 1.265 milhões de dólares provenientes do mercado primário (BNA) e o restante do mercado secundário.
    A taxa de câmbio média de referência do kwanza em relação ao dólar situou-se em 95,91 kwanzas no final do mês de Agosto, indicativo de uma apreciação de 0,04 por cento, comparativamente ao mês de Julho.

    A nota de imprensa divulgada pelo BNA no final da reunião de 30 de Setembro refere que face aos indicadores macroeconómicos, que incluem a evolução recente e as perspectivas para as economias angolana, internacional e regional, o CPM decidiu manter a Taxa Básica de Juro (Taxa BNA) em 9,75 por cento ao ano, a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 11 por cento ao ano e a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 0,75 por cento ao ano.

    O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM) analisou nessa reunião vários aspectos relacionados com a evolução da inflação e da economia real, das contas fiscais e monetárias e sobre a mais recente conjuntura económica internacional e da região SADC (Comunidade dos Países da África Austral).

    A análise do CPM baseou-se nos indicadores do mês de Agosto deste ano, que registou uma taxa de inflação mensal de 0,54 por cento, inferior em 0,06 pontos percentuais ao do período homólogo do ano de 2012. A taxa de inflação dos últimos 12 meses passou de 9,04 para 8,97 por cento.

    No mês de Agosto, a classe 12, que corresponde a bens e serviços diversos, foi a que mais variou com 1,05 por cento, sendo a classe 01 (alimentação e bebidas não alcoólicas) a que mais contribuiu, com 0,23 pontos percentuais, para a inflação registada no mês. A próxima reunião do CPM está prevista para o final deste mês. (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A Economia Angolana continua presa ao Estado Omnipresente, segundo o economista angolano Yuri Quixina

    Num artigo anterior sobre o papel do Estado na economia angolana, escrevemos que o tipo de Estado, enquanto entidade...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema