Domingo, Maio 19, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Livro de fotos sobre Agostinho Neto apresentado no Bengo

    Angop

    Um livro de fotografias intitulado “Agostinho Neto – da guerrilha aos primeiros anos da Independência”, da autoria da jornalista italiana Augusta Conchiglia, foi apresentado ontem, quarta-feira, aos leitores da província do Bengo.

    O acto de apresentação foi promovido pela Fundação António Agostinho Neto (FAAN) no âmbito das celebrações do 97º aniversário do fundador da Nação, a celebra-se a 17 de Setembro.

    Lançado no dia 21 de Junho do corrente ano, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, o manual possui 240 páginas, com mais de 100 fotos inéditas do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, com companheiros de guerrilha e familiares no período de 1968 até aos primeiros anos da independência de Angola, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

    Na apresentação da obra, o professor universitário Fernando Jaime explicou que o livro retrata por imagens a realidade da luta de libertação de Angola contra o jugo colonial português e serve de passagem de testemunho para a nova geração.

    Por seu turno, o administrador executivo da Fundação Agostinho Neto, Amarildo da Conceição, destacou a importância do livro e disse que no âmbito do trabalho de recolha de testemunhos sobre a história de Angola, a FAAN continua a pesquisar e publicar a rica epopeia da luta de libertação nacional.

    Enalteceu a população do Bengo, região onde Agostinho Neto possui fortes laços de consanguinidade e vivência, tendo realçado a tenacidade da gente humilde e a convicção dos jovens guerrilheiros que se bateram pela independência de Angola.

    Augusta Conchiglia nasceu na região de Milão, onde estudou ciências sociais, fotografia e cinema, tendo sido transferida para Roma onde participou em 1961 na realização de um documentário para Televisão Italiana sobre a guerra colonial em Angola.

    Foi correspondente da Revista Afrique-Asia em Paris, França, desde anos 1980, foi ainda consultora da União Europeia para África na Austral e participou nos centros de estudos africanos na Nigéria e na África do Sul.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema