Sábado, Abril 27, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Líbano: Saad Hariri nomeado primeiro-ministro

    Após várias consultas parlamentares conduzidas pelo Presidente Michel Aoun, Saad Hariri volta a ser designado primeiro-ministro. O novo chefe do executivo libanês tem como missão chegar a acordo com as diferentes forças políticas e formar um governo que seja capaz de aplicar reformas necessárias para retirar o país da profunda crise económica.

    Saad Hariri foi escolhido por uma maioria de 65 deputados, segundo um comunicado lido por um alto-responsável da presidência.

    Primeiro-ministro três vezes: entre 2009-2011, depois a partir de 2016. Saad Hariri é o líder do partido sunita Corrente do Futuro.

    A última experiência na chefia do executivo termina com a sua demissão a 29 de Outubro de 2019, sob a pressão de um movimento de contestação sem precedentes na história do país.

    O regresso de Hariri acontece num momento em que a população reclama, desde Maio, novos rostos, uma mudança total do sistema. O Lbano, que atravessa uma grave crise política e económica, ficou traumatizado pelas explosões do 4 de Agosto que realçaram a incúria da classe política libanesa.

    Depois do drama, os dirigentes políticos libaneses, sob pressão da Comunidade Internacional, nomeadamente a França, tentaram encontrar uma saída para a crise. Todavia os partidos perderam imenso tempo na troca de insultos, e finalmente nomearam Saad Hariri que está de volta à cena política.

    Ainda não há reacções à nomeação, aguardando-se pela reacção do povo libanês.

    Promessas de Hariri

    Saad Hariri já veio prometer um «governo de peritos» em conformidade com «a iniciativa francesa» e compromete-se a formar rapidamente um governo, lembrando que esta é última oportunidade para o Líbano.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema