Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    José Eduardo dos Santos sublinha reciprocidade de vantagens nas relações com China

    Beijing – O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, declarou nesta quarta-feira, em Beijing, que o nível diferente de desenvolvimento e a complementaridade das economias de Angola e da China facilita o entendimento sobre a forma de cada um dos países beneficiar do que o outro tem para oferecer.

    PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS - VISITA CHINA (Foto: Francisco Miúdo)
    PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS – VISITA CHINA (Foto: Francisco Miúdo)

    José Eduardo dos Santos fez esta declaração no encontro que manteve com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, no âmbito da visita oficial que efectua a China desde segunda-feira, para o reforço dos laços de amizade e cooperação.

    Disse que Angola dispõe de um potencial económico que interessa a China explorar e necessita do apoio deste país em tecnologia, equipamento, gestão e formação de recursos humanos.

    Informou que depois da conquista da paz em 2002 e falhada uma prometida conferência de doadores a favor da reconstrução de Angola, a parceria com a China permitiu proceder a recuperação de infra-estruturas básicas como estradas e pontes, reabrindo as vias para a circulação de pessoas e bens e para a reactivação das trocas comerciais.

    O estadista angolano precisou que nesta fase não foi possível superar a dependência do petróleo, que serviu de moeda de troca para o financiamento da reconstrução e para se irem criando as condições para a diversificação da economia, que só agora começo a ser materializada.

    “Para se conseguir um desenvolvimento sustentando, importa continuar a fazer a reabilitação, modernização e desenvolvimento de todas as infra-estruturas económicas e sociais, promover e realizar investimentos públicos e privados e qualificar os recursos humanos nacionais”, expressou.

    “É com grande esperança que realizo esta visita de Estado, pois acredito que ela vai servir para elevar a nossa cooperação a patamares mais altos, permitindo-nos cumprir as metas previstas no nosso Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017”, sublinhou.

    O mais alto mandatário da Nação angolana disse estar certo de que a República Popular da China também irá colher os benefícios que o desenvolvimento do país e almejado pelo povo chinês exige.

    Acompanham o Chefe de Estado nesta sua quarta visita oficial de à China, para além da primeira-dama, Ana Paula dos Santos, o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, e os titulares das pastas das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

    Integram ainda a caravana presidencial, os ministros das Finanças, Armando Manuel, do Comércio, Rosa Pacavira, da Agricultura, Afonso Canga, dos Transportes, António Tomás, das Energia e Águas, João Baptista Borges, do Ensino Superior, Adão do Nascimento, e da Educação, Mpinda Simão. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema