Sexta-feira, Maio 17, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Jogos Africanos: Jornais rendem-se aos Jogos do Cinquentenário

    Brazzaville – O único jornal diário editado na capital congolesa, “Les Dépêches de Brazzaville”, dedicou hoje 20 das suas 32 páginas da edição de hoje, incluindo um caderno especial de 16 páginas, aos Jogos do cinquentenário, que serão esta noite oficialmente abertos.

    Jogos Africanos: Equipa angolana de boxe (Foto: Pedro Da Ressureição)
    Jogos Africanos: Equipa angolana de boxe (Foto: Pedro Da Ressureição)

    Esta publicação generalista ocupa a capa e a contra-capa destacando a chegada de visitantes com fotos de alguns Chefes de Estados convidados pelo Presidente anfitrião, Denis Sassou Nguesso, cuja entrevista abre o “caderno especial” com a declaração “Os Jogos Africanos perpectuam a mensagem do Panafricanosmo”.

    A manchete deste que é o jornal de maior circulação no país diz “Vários Chefes de Estado acolhidos em Brazzaville”, completando os títulos da capa uma notícia sobre a segurança “Por volta de 4000 vão velar pela segurança das competições” e uma matéria que anuncia a construção de habitações para realojar a população retirada da área em que foi erguido o complexo desportivo Concordia em Kitelé e uma referência a uma partida de voleibol, uma das primeiras modalidades a iniciar a competição na terça-feira.

    Há ainda uma chamada que remete o leitor a ler “tudo sobre os actores de 1965”. A última página é ilustrada também com presidentes africanos com o mesmo título da manchete e fecha com um artigo que considera “Brazzaville, berço do olimpismo africano”.

    Entre os diversos artigos e informações, o segundo caderno” traz depoimentos de antigos medalhistas, apresenta as expectativas das conquistas de medalhas para os anfitriões, dá o calendário de competições.

    Uma reportagem fotográfica sobre as infra-estruturas construídas e reabilitadas são apoiadas com o título “O Congo ganha a batalha infraestrutural”..

    Praticamente todos os jornais publicados nos últimos dias trazem referências ao evento, mesmo os semanários, ou até o de mais larga periodicidade. É o caso do “Le Troubadour”, bimensuário satírico de informação geral e análise, que sai a cada 15 dias, que colocou na sua última edição, saída quarta-feira, a imagem do estado olímpico com o título “Brazzaville está pronta e que comecem os Jogos!”

    No geral, o dia da festa da inauguração foram “estrelas” os atletas de 1965, que receberam homenagem generalizada da media.

    Fala ainda da inauguração do complexo Concordia e traz depoimentos de medalhistas de 1965. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema