Domingo, Maio 5, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    Israel adopta lei que facilita decisão sobre guerra

    O Parlamento de Israel aprovou nesta segunda-feira uma lei que permite ao primeiro-ministro e ao ministro da Defesa decidir entrar em guerra sem a convocação da totalidade do gabinete, em meio às crescentes tensões entre Israel e alguns de seus vizinhos.

    A lei, aprovada por 62 votos contra 41, concede ao gabinete de Segurança a decisão sobre uma operação militar ou uma guerra sem consultar o restante do governo.

    Um paragrafo especifica que em caso de “condições extremas” o primeiro-ministro e o ministro da Defesa podem decidir apenas eles sobre alguma operação.

    O projecto de lei, apresentado pela ministra da Justiça, Ayelet Shaked, é uma emenda a uma lei fundamental que exigia do governo aprovar qualquer operação militar na presença da maioria dos ministros.

    No momento, o gabinete de Segurança é integrado por 11 dos 22 ministros que compõem o governo de Netanyahu.

    A ministra Shaked justificou a emenda pela “situação de segurança actual e para tornar mais eficaz o trabalho do governo e do gabinete”.

    A lei foi votada em um contexto de crescente tensão com os palestinianos, que em 30 de Março iniciaram uma série de manifestações na Faixa de Gaza, o que produziu confrontos com as forças israelitas que já mataram 45 palestinianos.

    Em outra frente, o ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, advertiu na quinta-feira que seu país evitará qualquer tentativa de “implantação militar” iraniana na Síria, após um ataque aéreo contra o território sírio em 9 de Abril atribuído ao Estado hebreu.

    Desde o início da guerra na Síria, em 2011, Israel realizou numerosos ataques aéreos contra objectivos naquele país, especialmente do Hezbollah libanês pró-iraniano. (Afp)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente Joe Biden propõe nova embaixadora para Angola

    O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a sua intenção de nomear Abigail L. Dressel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema