Sexta-feira, Maio 10, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Insígnias curdas em fardas americanas geram polémica entre Ancara e Washington (vídeo)

    Os Estados Unidos emendaram a mão depois de terem sido divulgadas imagens de elementos das forças especiais com a insígnia de uma milícia curda, o que suscitou um forte protesto da Turquia.

    As Unidades de Proteção do Povo combatem o autoproclamado Estado Islâmico no norte da Síria mas são consideradas uma milícia terrorista pelo governo de Ancara.

    “A questão é que as insígnias não são autorizadas, por isso foi-lhes ordenado para as retirarem – refere o porta-voz do exército, o coronel Steven Warren. No que diz respeito a punições adicionais, não estou ao corrente de nada, mas o importante é que a situação foi corrigida e nós comunicámos aos nossos aliados que esta conduta não era apropriada nem autorizada.”

    As palavras do ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu, não deixam dúvidas quanto ao incómodo que a questão suscita em Ancara:

    “Recomendamos que passem a usar as insígnias do autoproclamado Estado Islâmico, da Frente Al-Nusra e da Al-Qaida durante as operações noutras regiões da Síria. E já agora também podem usar a do Boko Haram quando estiverem em África, uma vez que não veem as Unidades de Proteção do Povo como uma organização terrorista.”

    Para a Turquia esta milícia está intimamente ligada ao PKK, que lidera uma rebelião em solo turco desde 1984.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Parlamentares aprovam pena máxima de oito anos para crimes de violação a menor

    Os deputados à Assembleia Nacional (AN) chegaram a consenso, esta quinta-feira, sobre a pena máxima de oito de prisão...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema