Domingo, Abril 28, 2024
10.2 C
Lisboa
More

    Henri Lopes: “No Congo, a independência era assustadora”

    Ex-primeiro-ministro e ex-embaixador do Congo na França, o escritor Henri Lopes conta a atmosfera confusa que reinou no Congo nas décadas de 1960 e 1970.

    Em sua casa em Suresnes, França, 26 de junho.

    Ex-primeiro-ministro e ex-embaixador do Congo na França, o escritor Henri Lopes conta a atmosfera confusa que reinou no Congo nas décadas de 1960 e 1970.

    Político, diplomata e, acima de tudo e sempre, escritor, o congolês Henri Lopes nasceu “do outro lado do rio”, em Léopoldville, em 1937. Depois de uma escolaridade passada entre Brazzaville e Bangui, depois estudos superiores em França, entre Nantes e Paris, voltou a Brazza em 1965, onde leccionou na École normale supérieure d’Afrique centrale.

    Em 1969, o professor de história tornou-se Ministro da Educação, depois dos Negócios Estrangeiros (1972), depois das Finanças (1977-1980), após ter sido Primeiro-Ministro (1973-1975). Foi então, durante 15 anos, Director-Geral Adjunto da Cultura e Relações Exteriores da Unesco, antes de assumir as funções de Embaixador do Congo na França (1998-2015).

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema