Domingo, Abril 28, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    Guterres denuncia “enorme crise humanitária” na Etiópia

    O Secretário-geral da ONU, António Guterres, denunciou “uma enorme crise humanitária” na Etiópia e pediu um acesso “sem obstáculos” para a ajuda internacional.

    Uma semana depois de a Etiópia ter expulsado sete responsáveis da ONU, o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, denunciou “uma enorme crise humanitária” no país e pediu um acesso “sem obstáculos” para a ajuda internacional.

    “O país enfrenta uma enorme crise humanitária que exige uma atenção imediata (…) e isso é particularmente preocupante depois do anúncio feito na quinta-feira passada pelo governo etíope de expulsar sete altos responsáveis da ONU, na maioria trabalhadores humanitários”, afirmou Guterres, esta quarta-feira, na segunda reunião de emergência, em uma semana, sobre a Etiópia, no Conselho de Segurança da ONU, em Nova Iorque.

    O Secretário-geral das Nações Unidas falou em “expulsão inédita” e pediu às autoridades para permitirem a distribuição de ajuda humanitária “sem obstáculos” e para “facilitar o trabalho da ONU com a urgência que esta situação exige”.

    António Guterres adiantou que a organização está a considerar declarar que apontar sete trabalhadores humanitários como ‘persona non grata’ é ilegal e contrário à Carta das Nações Unidas.

    A ONU pede, assim, ao governo etíope vistos para os seus trabalhadores e que “os funcionários que trabalham no interior do país sejam tratados com dignidade e respeito”.

    Guterres avisou que “qualquer escalada do conflito só torna a situação mais trágica” e disse que 400.000 pessoas sofrem de fome no Tigré e que a ONU continua sem poder ter acesso completo à região.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema