Domingo, Abril 28, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Guiné-Bissau: Parlamento inicia trabalhos sem qualquer ordem do dia

    O Parlamento da Guiné-Bissau iniciou hoje a última sessão do ano legislativo, mas sem qualquer projeto de ordem dos trabalhos, que devem durar até 29 de julho, indicou o presidente em exercício da instituição, Ibraima Sory Djaló.

    No seu discurso de abertura da sessão, Sory Djaló lamentou que “pela primeira vez na história do parlamento” guineense “dá-se o início da sessão sem um projeto de ordem do dia aprovado”.

    A inédita situação deve-se a uma divergência de posição entre os dois principais partidos no parlamento quanto aos pontos que devem constar na agenda dos trabalhos.

    O PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), principal força política e que estava no poder até ao golpe de Estado de abril passado, quer que seja introduzido um ponto na agenda dos trabalhos que admita a eleição de uma nova mesa para dirigir o Parlamento.

    Rui Diã de Sousa, líder da bancada parlamentar do PAIGC argumenta que esta posição é aquela defendida pela CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados a da Africa Ocidental) para o retorno à ordem constitucional na Guiné-Bissau na sequência do golpe de Estado de 12 de abril.

    Na reunião da Comissão Permanente para elaboração dos pontos que devem ser analisados na sessão hoje iniciada o PRS (Partido da Renovação Social), que é líder da oposição, rejeitou esta proposta, alegando que já existe uma mesa que preside aos trabalhos parlamentares.

    O presidente em exercício do parlamento guineense é deputado pelo PRS.

    Ibraima Sory Djaló considerou que “nem sempre as coisas acontecem como previstas”, uma vez que “já é do conhecimento público que pela primeira vez não há um projeto de ordem de dia” dos trabalhos.

    “Como todos sabem, não foi possível aprovar o projeto da ordem de dia na Comissão Permanente e neste caso o projeto será submetido à plenária para este efeito”, disse Sory Djaló, no seu discurso de abertura da sessão, encerrada 30 minutos depois.

    É norma a suspensão dos trabalhos no parlamento guineense ao meio dia de sexta-feira para serem retomados na segunda-feira às 10:00.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema