Sexta-feira, Maio 17, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    Grupo técnico deve preparar bases do Plano Nacional de Ordenamento do Território

    (Foto: Angop)
    (Foto: Angop)

    O Grupo Técnico da Comissão Nacional para Elaboração do Plano Nacional de Ordenamento do Território apoia a comissão a propor o modelo territorial e os programas de acção para o ordenamento de todo o espaço nacional.

    Este pressuposto está contido no regulamento deste grupo publicado no Diário da República do dia 3 de Agosto do ano em curso, o qual refere que a mesma tem igualmente a atribuição de propor o quadro da referência a concretizar pelos demais planos territoriais de grau inferior.

    Preparar as bases para elaboração do Plano Nacional de Ordenamento do Território (PNOT) é outra das atribuições do grupo.

    O Grupo Técnico é o ponto focal para os parceiros envolvidos na elaboração do PNOT, assim como transmite os seus conhecimentos técnicos, sensibilidade e experiência à assistência técnica e assegura a maior e mais efectiva apropriação do conteúdo do PNOT.

    Assegurar a vinculação do Modelo de Estratégia e do Programa de Acção resultantes do PNOT à estratégia de Longo Prazo, facilitar a absorção pelos seus membros de conhecimentos em matéria de ordenamento do território e envolver os técnicos dos Governos Provinciais no processo de elaboração do PNOT, nomeadamente no acesso aos dados e informações, constituem funções desse grupo.

    Este organismo tem ainda a função de assegurar a apropriação pelos seus membros e demais responsáveis angolanos, do Modelo, da Estratégia e dos Programas de Acção resultantes do PNOT, facilitar a absorção, pelos seus membros de conhecimentos em matéria de ordenamento do território, através de uma permanente formação on the Job.

    O Grupo tem, por outro lado, a competência de facilitar a assistência técnica , o acesso aos dados e informações elaborados pelos Departamentos Ministeriais, bem como propor à CN – PNOT a validação dos produtos do PNOT, em particular o Modelo, a Estratégia e os Programas de Acção.

    O secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Territorial é a entidade que dirige o Grupo Técnico para Elaboração do Plano Nacional de Ordenamento do Território tendo como incumbência praticar todos os actos necessários para integral cumprimento das atribuições cometidas ao Grupo Técnico e representá-lo em matéria das suas atribuições junto dos serviços e organismos da Administração do Estado e de outras entidades públicas e privadas nacionais e internacionais.

    Cabe igualmente ao secretário de Estado exercer o seu poder hierárquico sobre todos os órgãos e elementos do Grupo Técnico, submeter à aprovação da CN- PNOT o Plano de actividades do Grupo Técnico e responsabilizar-se pelos resultados da sua execução, bem como pela apresentação dos respectivos relatórios de balanço. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema