Sexta-feira, Maio 10, 2024
17.6 C
Lisboa
More

    Governo tem medo das autárquicas – UNITA

    Secretário nacional para assuntos eleitorais da UNITA José Pedro Katchiungo (VOA)
    Secretário nacional para assuntos eleitorais da UNITA José Pedro Katchiungo (VOA)

    O MPLA não está interessado em eleições autárquicas porque o actual sistema privilegia a manutenção do poder ao invés do cidadão, disse o secretário nacional da UNITA para os assuntos eleitorais José Pedro Katchiungo.

    “ O sistema montado para governar o nosso país hoje é um sistema que está virado para a manutenção e aumento do poder e não para a resolução do problema do homem, “ disse Katchiungo.

    “Temos um sistema ao serviço do poder tudo pelo poder todos pelo poder e nada pela cidadania (pelo que) estamos a ficar insensíveis, estamos a ficar atrasados, estamos a ficar servis,” acrescentou.

    O secretário nacional da UNITA para os assuntos eleitorais falava no Lubango onde defendeu um debate transparente e franco sobre as autarquias e o poder local em Angola.

    Segundo José Pedro Katchiungo, até ao momento o país tem assistido a um debate pouco claro sobre este importante tópico para a democracia.

    O também deputado á assembleia nacional pela bancada parlamentar do Galo Negro, apegou-se em exemplos para explicar as razões que fazem com que as autarquias e o poder local sejam ainda uma miragem em Angola.

    “ Nós chegamos ao ponto em que o administrador município é simultaneamente o secretário municipal do partido que governa mas também é ele o chefe máximo dos professores da saúde, dos sobas dos desportos…ali há democracia possível? E você que está instalado num sistema desses vai aceitar que venha um sistema que desbarate isso tudo?” interrogou acrescentando que o MPLA quer evitar as autárquicas porque “as autarquias vão permitir uma maior descentralização do poder e até uma maior representatividade política nacional na governação da coisa pública.”
    Colóquio sobre autárquicas no Lubango

    O político que falava num colóquio que juntou responsáveis, militantes da UNITA e cidadãos anónimos da cidade do Lubango, afirmou que neste emaranhado debate sobre as autarquias em Angola sobre o qual pede maior reflexão e intervenção de todos o conforto reside no facto de as autarquias e o poder local estarem consagrados na constituição do Angola.

    José Pedro Katchiungo considerou no certame o papel da imprensa sobretudo na sua abertura para o debate que pode ser decisivo na implementação das autarquias e o poder local nos marcos da lei. (voa.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cantora israelita se classifica para final do Eurovision após críticas em ato pró-palestinos

    Israel se classificou, nesta quinta-feira (9), para a final do festival Eurovision, que acontece na cidade sueca de Malmö,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema