Domingo, Junho 2, 2024
22.9 C
Lisboa
More

    Embaixadora de Espanha em Angola rejeita comparação com Portugal

    Madrid – A embaixadora do Reino de Espanha em Angola, Julia Olmo y Romero, rejeitou, nesta segunda-feira, em Madrid, qualquer comparação com Portugal, no seu relacionamento com Angola.

    Julia Alicia Olmo y Romero, embaixadora da Espanha em Angola (ANGOP)
    Julia Alicia Olmo y Romero, embaixadora da Espanha em Angola (ANGOP)

    Em declarações à imprensa, no quadro da visita oficial à Espanha do ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, Julia Olmo y Romero descartou qualquer rivalidade com Portugal nas relações com Angola, afirmando que o seu país “não é, nem pretende ser alternativa à Portugal”.

    “Espanha é outro parceiro, diferente, com presença sempre em Angola e que sempre esteve em Angola. Espanha reconheceu Angola desde os primórdios da sua independência e sempre esteve com Angola nos momentos mais difíceis da guerra”, argumentou Julia Olmo y Romero.

    “Temos uma relação própria e não há comparação possível com outros países”, disse.

    Sobre a visita de Georges Chikoti ao seu país, disse que ocorre “num momento em que os dois países estão interessados em relançar a cooperação económica”, mostrando-se ainda satisfeita pelo facto de Angola e Espanha estarem na corrida à candidatura ao Conselho de Segurança das ONU.

    Durante a sua estadia no Reino da Espanha, além de encontro com a vice-presidente do Congresso dos Deputados, Celia Villalobos Talero, Chikoti reuniu-se com o secretário de Estado do Comércio, Jaime Garcia Legaz, e com o seu homólogo espanhol, José Manuel Margallo Y Marfil, onde resultou na assinatura de um acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos.

    Chikoti termina a sua deslocação, nesta terça-feira, com a condução de uma palestra no Instituto Real Elcano sobre “a segurança nacional, como factor de estabilidade regional e mundial”, destinada a membros das missões diplomáticas africanas, Médio Oriente e países membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, assim como especialistas em relações internacionais e politólogos. (euronews.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sonda chinesa chega à face oculta da Lua para recolher amostras

    A sonda chinesa Chang’e-6 conseguiu pousar na face oculta da Lua para recolher amostras, o avanço mais recente do...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema