Segunda-feira, Maio 6, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Governo provincial garante apoio ao fomento da pesca artesanal

    NDalatando, capital da província do Kuanza Norte. Foto DR
    NDalatando, capital da província do Kuanza Norte.
    Foto DR

    Ndalatando – O vice-governador do Kwanza Norte para o sector económico, Manuel de Abreu Pereira da Silva, reafirmou hoje, em Ndalatando, a aposta do executivo local em apoiar a pesca artesanal e o fomento das micro indústrias de processamento e transformação do pescado, visando o reforço do combate à fome e à pobreza na região.

     Manuel de Abreu proferiu tal depoimento durante um encontro que manteve hoje com o grupo de técnico do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA), em visita à província, no quadro de uma missão de levantamanto do sector visando implementação, na província, de um projecto de pesca artesanal e aquicultura (criação de peixes em tanques reservatórios), a ser financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Alimentação (FAO).
    No quadro do referido projecto, o governo angolano vai cooperar no reforço da capacidade institucional, investigação, fiscalização, prestação da assistência técnica e extensionismo da pesca artesanal.
    O vice-governador caracterizou o projecto como sendo uma mais-valia para província, visto que vai contribuir para a garantia da segurança alimentar das populações, promoção de emprego e reforço da aposta do executivo, no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza.
    Apelou aos técnicos envolvidos na iniciativa, para a necessidade de implementação de um projecto de pesca artesanal economicamente sustentável e rentável, que possa contar com uma assistência técnica pontual visando a qualidade e rentabilidade do pescado.
    Manuel de Abreu afirmou ser fundamental a manutenção das medidas de conservação para assegurar uma recuperação sustentável das biomassas (espécies) de alguns recursos pesqueiros, cuja sobrevivência ainda está em risco, exortando ainda que para além do município de Kambambe, o projecto seja igualmente extensivo à lagoa do município da Banga, que no seu entender pode ser viável para iniciativas similares.
    O encontro mantido entre o vice-governador do Kwanza Norte para o sector económico, Manuel de Abreu e a delegação do FIDA serviu ainda para a abordagem de assuntos relacionados com a avaliação dos possíveis locais indicados pelo Ministério das Pescas a nível da província para se fazer o desenho do projecto no âmbito da pesca continental e da aquicultura, a ser implementado nas províncias de Malange Kwanza Norte e Bengo”.
    Com 30 lagoas, a comuna de Massangano, no município de Kambambe, é a região da província do Kwanza Norte com grande potencial para o fomento da pesca continental, por dispor de grandes quantidades de peixe da água doce à altura para abastecer o mercado local e outros pontos do País.
    A tilápia (cacusso), bagre, mussolo, tanhia, entre outros, são apontados como tipos peixes mais abundantes nas lagoas da região. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema