Quinta-feira, Maio 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Governo incentiva criação de produtos nacionais

    Luanda – O Executivo angolano tem entre as suas prioridades o incentivo aos criadores e inovadores de produtos nacionais, com vista a fazer jus à criação de zonas económicas especiais, disse hoje (quinta-feira), em Luanda, o director Nacional do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Gabriel Luís Miguel.

     director Nacional do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Gabriel Luís Miguel Foto: Angop

    director Nacional do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Gabriel Luís Miguel
    Foto: Angop

    De acordo com o responsável, que falava à Angop, o governo não está alheio à dinâmica da inovação, tendo instituido em 1997, pela primeira vez, o Ministério da Ciência e Tecnologia (Minct), para melhor inserção da ciência, tecnologia e inovação na estratégia de desenvolvimento do país.

    “O Executivo angolano tem contemplado nas diferentes políticas, programas e estratégias sectoriais prácticas inovadoras, daí que a criação de zonas económicas especiais, como polos industriais emergentes para o incentivo a produção nacional, representam claramente a vontade do executivo em colocar a inovação na sua agenda”, disse.

    Segundo ele, esta agenda visa ainda incentivar a criação de pequenas e médias empresas e a valorização do empreendedorismo de uma forma geral, aliado a outros programas como o “Feito em Angola”, “Inovar Angola no Sistema Produtivo”, “Promoção da Cultura Científica e da Transferência de Tecnologia” e “Empreendedorismo de base Tecnológica”.

    “Contactos tem sido desenvolvidos entre os vários sectores nacionais no sentido de um melhor aproveitamento das ideias, processos, produtos e serviços desenvolvidos por inventores e investigadores, valorizando os direitos autorais e conexos e a propriedade intelectual dos diferentes actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola”, explicou.

    Neste contexto, acrescentou, existe cada vez mais uma maior aproximação entre os sectores productores e transferidores de conhecimento, apesar de haver ainda muito que fazer.

    O Centro Tecnologico Nacional (CTN), disse, instituição tutelada pelo Minct e que se dedica a investigação aplicada em desenvolvimento de tecnologia e inovação tem criado espaços, para o apoio metodológico de todos aquelas que tenham ideias, que desenvolvem processos, protótipos e produtos.

    As Antecâmaras de Feiras do Inventor/Criador Angolano, representam a expressão máxima dos Programas de Promoção da Cultura Científica e da Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo de base tecnológica. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angolanos contestam novos preços dos transportes coletivos

    Angolanos afirmam que metade dos seus salários vão servir para pagar o táxi, com o novo preço dos transportes...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema