Segunda-feira, Abril 29, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    Governo espanhol anuncia acções legais após o voto no Parlamento catalão

    O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, disse nesta quinta-feira (11) que seu Executivo tomará medidas legais depois que o Parlamento catalão aprovou uma resolução que condena o rei Felipe VI e pede a abolição da monarquia.

    Os partidos separatistas e a formação de esquerda e anti-independentista “En Comú Podem” votaram a favor da resolução, que condena a “intervenção (do monarca) no conflito catalão” e pede “a abolição de uma instituição caduca e antidemocrática como é a monarquia”.

    A figura do rei Felipe VI provoca divisão na Catalunha desde o discurso que pronunciou em Outubro de 2017 denunciando a tentativa de secessão desta região do nordeste da Espanha.

    Até agora, Pedro Sánchez tem actuado com cuidado no que se refere à Catalunha, enquanto negocia com o presidente regional, Quim Torra, para tentar acalmar a situação após os acontecimentos do passado.

    Nesta quinta, entretanto, classificou em um tuíte de “inadmissível a resolução votada esta tarde no Parlamento da Catalunha que pretende rechaçar e condenar o chefe de Estado”.

    “Este governo adoptará as medidas legais a seu alcance em defesa da legalidade, da Constituição, das instituições do Estado”, acrescentou, sem especificar quais serão as medidas.

    Em um comunicado, o governo espanhol acrescentou que a resolução “é produto da deriva dos grupos separatistas que, inexplicavelmente, contaram com o apoio de outro grupo parlamentar”.

    E considerou uma “irresponsabilidade (…) utilizar as instituições catalãs para incentivar o conflito e não para servir aos interesses gerais de todos os catalães”. (Afp)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema