Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Governador exige mais rigor no cumprimento do OGE/2018

    O governador provincial da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, exigiu hoje, quarta-feira, em Saurimo, mais rigor e transparência na execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) à disposição dos gestores públicos, para que o programa de combate à fome e a pobreza tenha rumo desejável.

    A recomendação foi feita durante a apresentação do OGE para a província, avaliado em vinte e sete biliões, 336 milhões, 376 mil e 383 kwanzas (27.336.376.383 KZ), à sociedade civil, membros do governo, entidades religiosas, tradicionais e partidos políticos.

    Na ocasião, reiterou a necessidade dos gestores públicos evitarem desperdícios de recursos financeiros, em detrimento de acções que visam o desenvolvimento das comunidades, apontando o comprometimento, profissionalismo, ética e responsabilidade civil, como elementos fundamentais para a boa gestão que se espera.

    Sublinhou que o orçamento será implementado para dentre outros objectivos concretizar o Programa de Capacitação Institucional, Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, Desenvolvimento Habitacional e Projecto Água para Todos.

    “Este exercício de apresentar o (OGE) ao povo é um dever de cidadania, democracia e transparência. Todos nós somos parte integrante deste país, apesar de ser um orçamento ínfimo”, enfatizou.

    Ernesto Kiteculo reconheceu que a província tem muitos problemas no concernente à energia e água, saúde, saneamento básico, infraestruturas rodoviárias, emprego para a juventude, segurança pública, por isso, o governo sozinho não é capaz de resolver, mas sim, com apoio de todos, para a robustez do orçamento.

    Avançou que os órgãos da administração local são constituídos por oito unidades orçamentais, Governo provincial da Lunda Sul, Administrações Municipais (Saurimo, Muconda, Cacolo e Dala), Direcção da Saúde, Educação e Hospital provincial.

    O OGE de 2017 cifrou-se em 22.447.214.628 Kwanzas, tendo registo um aumento de 4.889.161.755 kwanzas. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recomenda aumento da produção de petróleo e gás

    O Presidente da República, João Lourenço, recomendou, esta quinta-feira, em Luanda, ao reconduzido Conselho de Administração da Sonangol, o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema