Domingo, Maio 19, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Gonçalves Muandumba elogia as Academias do Benfica e do 1º de Agosto

    O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, na Academia do 1º de Agosto. (Foto: Portal de Angola)
    O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, na Academia do 1º de Agosto.
    (Foto: Portal de Angola)

    O ministro Gonçalves Muandumba visitou ontem as futuras instalações do Complexo Desportivo e de Treino do Benfica de Luanda, localizadas nos arredores da Centralidade do município do Cacuaco, em Luanda.

    Durante a sua estada de quase uma hora, o governante, que chegou ao local por volta das 10:30, percorreu, em visita guiada, as obras em construção, desde Abril  deste ano, num terreno de cinco mil metros quadrados.

    A conclusão  do complexo  foi dividida em três fases.

    A primeira, em execução, comporta dois campos de  futebol, com medidas olímpicas, sendo um de relva natural e outro de tapete sintético.

    Nas mesmas condições encontram-se a bancada principal do primeiro campo (relva natural), tribuna vip, dormitório, instalações administrativas, centro social, os sistemas de iluminação e de tratamento de águas e  vedação.

    A última etapa será cumprida entre Abril ou Maio de 2015, segundo o encarregado de obras, Paulo Aparício, em explicações dadas ao ministro Gonçalves Muandumba e  à imprensa.

    A segunda fase, com data de arranque não revelada pelo empreiteiro, inclui a construção do segundo anel da bancada  principal; um pavilhão multi-usos e um campo de areia para futebol. A terceira, prevê a edificação de uma piscina olímpica, áreas de apoio ao ciclismo e  ao atletismo e a ampliação da área de lazer.

    O custo total do Complexo Desportivo não foi revelado pela direcção da formação benfiquista.

    As actuais instalações do Benfica de Luanda localizam-se nos arredores do então mercado Kinaxixi, em Luanda. Disputa o campeonato nacional de futebol da primeira divisão no estádio dos Coqueiros na condição de anfitrião,  enquanto o campo de treino localiza-se na comuna da Camana; ambos em regime de aluguer localizados em Luanda.

     GONÇALVES MUANDUMBA:  FORMAÇÃO É O NOSSO DESAFIO

    Aspecto externo do Internato da Academia 1º de Agosto. (Foto: Portal de Angola)
    Aspecto externo do Internato da Academia 1º de Agosto.
    (Foto: Portal de Angola)

    A Academia de Futebol do 1º de Agosto e o Complexo Desportivo e de Treino do Benfica de Luanda, em construção em Luanda, satisfazem o Ministério da Juventude e Desportos (MJD), por terem também, como perspectiva, a formação de atletas, afirmou onteme, em Luanda, o seu titular, Gonçalves Muandumba, após uma visita que efectuou às respectivas infra-estruturas.

     

    O ministro, no acto de inspecção das obras da Academia. (Foto: Portal de Angola)
    O ministro, no acto de inspecção das obras da Academia.
    (Foto: Portal de Angola)

    “A formação é, sem sombras de dúvidas, o nosso desafio. Temos todos agora consciência, a importância que tem a formação”, afirmou o governante, adiantando que a ideia das duas formações em formar jovens atletas visa garantir o desenvolvimento sustentável  do desporto no país.

    O ministro adiantou que recebeu explicações dos dois clubes e observou que ambas estão a criar espaços voltados para o ensino desportivo.

    “Estamos bastante satisfeitos com o que ouvimos e vimos.  Acho que a sociedade desportiva, os clubes, particularmente, têm um consenso  da importância da formação”, reafirmou,  acrescentando que está bem impressionado com a qualidade das instalações, infra-estruturas, campos, pavilhões e alojamentos.

    Uma imagem para o quadro de honra. (Foto: Portal de Angola)
    Uma imagem para o quadro de honra.
    (Foto: Portal de Angola)

    “Não esperamos resultados imediatos, mas lançaram as sementes para mais tarde colherem frutos, de maneiras a termos um desporto bastante sustentável. É isto que viemos aqui ver no 1º de Agosto e no Benfica de Luanda”, enfatizou.

    “As nossas felicitações à direcção do Benfica de Luanda que decidiu, na centralidade do Cacuaco, construir um centro de estagio e de treinamento, que no fundo é também uma academia para apoiar a equipa principal de futebol. Mas basicamente vai formar jogadores de futebol nesta primeira fase”, enfatizou.

    Quanto ao 1º de Agosto, adiantou que nos últimos anos tem feito um grande esforço para desenvolver a equipa.

    Edifício principal da Academia 1º de Agosto. (Foto: Portal de Angola)
    Edifício principal da Academia 1º de Agosto.
    (Foto: Portal de Angola)

    “O 1º de Agosto, nos últimos tempos tem feito uma grande revolução no pensamento e na dinâmica das infraestrtruturas, no treinamento, na organização desportiva. Felicito a direcção do clube 1º de Agosto por esta grande visão”, afirmou.

    Dada a perspectiva do 1º de Agosto e do Benfica no capitulo da formação de atletas, o governante anunciou que a instituição que dirige estabelecerá uma colaboração com os mesmos, para que os seus técnicos encontrem talentos nos centros desportivos de proximidade que o seu Ministério da Juventude e Desportos implementa em Luanda.

    (portalangop.co.ao)

     

     

     

     

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema