Domingo, Maio 19, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Georges Chicoti em reunião ministerial sobre RDC e Grandes Lagos

    O ministro das Relacões Exteriores de Angola, Georges Chicoti, chegou hoje (domingo) em Addis Abeba, Etiopia, para segunda-feira participar da primeira reunião de grupos de países fiadores para a Paz, Segurança e Cooperação para a República Democrática do Congo e Região dos Grandes Lagos.

    Ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chicoti (Foto: Pedro Parente)
    Ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chicoti (Foto: Pedro Parente)

    Segundo uma nota de imprensa chegada hoje à angop, a reunião é uma iniciativa do enviado especial do Secretário Geral da ONU para a Região dos Grandes Lagos, o embaixador Said Djinnit, da presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, e do
    Comissário para a Paz e Segurança da União Africana, embaixador Smail Chergui.

    A reunião tem como objectivo principal acelerar a execução do acordo-quadro de Paz e de Cooperação para a República Democrática do Congo e na região dos Grandes Lagos, acordo assinado em 2012, em Addis Abeba Etiopia.

    O encontro acontece logo após a consulta do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de 27 de Outubro de 2014, sobre a situação na República Democrática do Congo, e do retiro organizado pelo escritório do enviado especial da ONU, em Nairobi, de 17 a 18 de Novembro de 2014.

    A mesma acontece igualmente na véspera do prazo crucial de 02 de Janeiro 2015 para que as Forças Democráticas para a libertação do Ruanda honrem o seu compromisso de desarmamento voluntário, de forma adar garantias a uma oportunidade para a implementação do acordo-quadro para o leste da RDC.

    O grupo de países fiadores para a implementação do acordo-quadro é composto por Angola, que actualmente preside a conferência internacional da região dos Grandes Lagos, e demais países da SADC, bem como as Nações Unidas e a União Africana.

    À margem da reunião ministerial de alto nível, o ministro das Relacões Exteriores deverá manter um encontro com o Comissário para a Paz e Segurança da União Africana, Smail Chergui.

    A eleição de Angola como Membro não Permanente do Conselho de Segurança das Nacões Unidas, bem como a Situação de Paz e Segurança no continente deverão dominar o encontro. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema