Segunda-feira, Abril 29, 2024
13 C
Lisboa
More

    França convoca a Paris os seus embaixadores em Washington e Canberra

    A França decidiu, na sexta-feira, chamar de volta os seus embaixadores nos Estados Unidos e na Austrália para significar o seu descontentamento, após a decisão do governo australiano de cancelar um contrato com a França para a venda de submarinos, em benefício dos norte-americanos.

    A decisão da França de chamar de volta os seus embaixadores em Washington e Canberra é uma medida sem precedentes e revela o grau de descontentamento do governo de Paris, em relação aos seus aliados norte-americanos e australianos.

    Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, o Presidente Emmanuel Macron, decidiu convocar a Paris os embaixadores franceses nos Estados Unidos e na Austrália, na sequência do cancelamento do contrato pelo governo de Canberra respeitante à construção de 12 submarinos pela França.

    O chefe da diplomacia francesa acrescentou, que, a decisão foi tomada perante a excepcional gravidade dos comunicados efectuados no dia 15 de Setembro de 2021 pela Austrália e os Estados Unidos.

    Jean-Yves Le Drian declarou que o abandono pelo governo de Canberra do projecto para a construção dos submarinos, que a Austrália e a França preparavam desde 2016, constitui um “comportamento inaceitável ” entre aliados e parceiros.

    Le Drian sublinhou que as consequências do novo pacto militar entre os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido afecta o conceito que os franceses têm de aliança, se for tomada em consideração a importância que a região do Indo-Pacífico tem para a Europa.

    O embaixador da França, em Washington, Philippe Etienne, realçou também que a sua chamada à Paris, está relacionada com a visão que a França tem em termos de aliança, assim como a importância, que geopoliticamente os europeus atribuem ao Indo-Pacífico.

    A França possui no Indo-Pacífico os territórios ultramarinos de Nova Caledónia e da Polinésia francesa, que fazem dela o único país europeu a beneficiar de uma presença estratégica e militar na citada região.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BNA aprova Visão do Sistema de Pagamento em Novembro

    O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê aprovar a Visão do Sistema Nacional de Pagamento, para o período 2023/2028,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema