Terça-feira, Abril 30, 2024
15.4 C
Lisboa
More

    Eni chocou com SONANGOL e saiu da refinaria do Lobito

    Cépticos em relação à estratégia da petrolífera angolana para o projecto Sonaref, italianos pediam um «considerável» investimento público, que até chegou a ser anunciado, mas o Estado decidiu não mais ser o principal accionista. Obras preliminares e reformas do Presidente João Lourenço no «namoro» a investidores. Desfecho do concurso público conhecido já em Outubro.

    Há dois meses na “derradeira” batalha por investidores para uma refinaria no Lobito, adiada desde 2006, a SONANGOL viu a sua congénere italiana, a Eni, abandonar o projecto devido a divergências financeiras motivadas por alterações na composição da estrutura societária, apurou o Novo Jornal na sequência do lançamento do concurso público internacional.

    A petrolífera angolana, na altura com Carlos Saturnino na presidência do Conselho de Administração, tinha definido o Estado como sócio maioritário, mas a alteração, agora confirmada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, determinou o recuo dos italianos.

    A Eni, uma multinacional presente em 70 países, exigia um “investimento público considerável”, independentemente das obras de apoio já construídas, como são o terminal marítimo, as estradas para cargas pesadas e a terraplanagem do espaço para o empreendimento.

    Esta posição, como se percebe, leva já três anos, mas, segundo fonte da Eni – sucursal/Angola, continua actual, podendo funcionar como um indicador na perspectiva do desfecho do concurso internacional, que será conhecido dentro de um mês.

    O ministro diz que será um investimento privado, sem muita participação do Estado angolano, algo que, de acordo com a fonte, é visto como insustentável na empresa italiana.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mesmo com trégua em Gaza, Israel não descarta invadir Rafah, diz Netanyahu

    O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou nesta terça-feira (30) que Israel lançará em breve uma ofensiva terrestre contra a Faixa...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema