Entre Janeiro e Agosto deste ano, 1.421 cidadãos realizaram o teste voluntário ao VIH/Sida, no Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) do município de Namacunde, província do Cunene, dos quais 10 casos positivos.
Segundo o responsável da estatística da unidade sanitária, Lucas Ndimiowongila, comparativamente a igual período anterior houve um aumento de três casos da doença, com destaque para algumas mulheres grávidas.
O interesse dos cidadãos em procurarem os centros de testagem voluntária, de forma a saberem qual o seu estado serológico, foi considerado positivo por aquele responsável, que atribuiu o mérito desta adesão às campanhas de sensibilização levadas a cabo pelo sector e parceiros.
Assegurou, ainda, que a instituição conta com técnicos formados e de condições medicamentosas para garantir a assistência médica com anti-retrovirais aos seropositivos identificados no município, para além de acções de mobilização dos cidadãos para as medidas de prevenção da doença.
Lucas Ndimiowongila revelou que o CATV do município do Namacunde presta actualmente acompanhamento a 20 pessoas, entre as quais adultos, que já beneficiam do tratamento com anti-retovirais, e crianças.
Fonte: JA