Sexta-feira, Maio 24, 2024
20.9 C
Lisboa
More

    Filmes estrangeiros exibidos em Luanda

    Cartaz do filme que abre o FIC-Luanda

    Filmes estrangeiros, num total de 26, vão a concurso no IV Festival Internacional de Cinema de Luanda, que decorre a partir de amanhã até 24 de Novembro, segundo um comunicado da organização do evento.
    O festival é organizado pelo Ministério da Cultura de Angola, através do Instituto Angolano do Cinema, Audiovisual e Multimédia (IACAM), e as sessões dos filmes em competição, entre os quais oito filmes angolanos, vão decorrer no Cine Atlântico e no Auditório Pepetela, no Centro Cultural Português.
    Este festival abre com a exibição do filme “Por Aqui Tudo Bem”, da realizadora angolana Esperança Pascoal “Pocas”.
    Nas longas-metragens, a única obra portuguesa a concurso é “O Barão”, de Edgar Pêra, de 2011, enquanto na categoria de curtas, vieram de Portugal “Hepicat (Aquele que tudo Vê)”, de Nuno Portugal, “Alfama”, de João Viana, e “Voodoo”, de Sandro Aguilar, todos de 2010.
    Na categoria de documentários, as obras a concurso em representação de Portugal são “Eden”, de Daniel Blaufuks, de 2011, e ainda “Arte Xavega – O Chamamento do Mar”, de Paulo César Fajardo, “Fuera de Quadro”, de Marcio Laranjeira (Argentina/Portugal), ambos de 2010.
    Na sessão extra concurso, é exibido “Das 9 às 5”, de Rodrigo Lacerda e Rita Alcaire (Portugal).
    Durante o evento vai ser rubricado um Protocolo de Parceria entre o Festival Internacional de Cinema – FIC Luanda e o Festival de Cinema de Pernambuco do Brasil, para futuras acções de cooperação e de intercâmbio cultural entre as instituições de ambos os países, segundo o comunicado.

    No decorrer do FIC-Luanda, o realizador português Mário Grilo ministra um seminário de formação em direcção para actores.
    Na edição deste ano, a organização do FIC-Luanda vai privilegiar a formação de quadros com uma acção prática para a produção de uma curta-metragem nacional.
    Paralelamente à apresentação dos filmes, é organizada a Feira do Cinema e Arte, uma exposição dos agentes, produtores e operadores das várias áreas de intervenção do cinema.

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: DR

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A Europa consegue assegurar seus próprios minerais críticos?

    Com entrada em vigor de nova lei, União Europeia tenta diminuir sua dependência em relação à China em materiais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema