Segunda-feira, Maio 13, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Falso padre detido pela PJ

    D.R
    D.R
    O falso padre que chegou a celebrar missas no Norte do país e é suspeito de furtar arte sacra e de burlas foi detido na região de Lisboa pela Polícia Judiciária.
    Agostinho Caridade, de 40 anos, solteiro, que se intitula ‘padre Luís’, será esta tarde presente ao juiz de instrução criminal, indiciado por crimes de furto de obras de arte e bens culturais religiosos, de burla, de falsificação de documentos e de usurpação de funções.

    As investigações decorriam há alguns meses e concluíram que o falso padre, assumindo várias falsas qualidades e identidades, entre as quais a de sacerdote, “introduziu-se em diversas igrejas nos distritos de Lisboa, de Aveiro, de Braga e de Viana do Castelo e ali furtou dezenas de bens e objectos afectos ao culto religioso, os quais, posteriormente transaccionou, em maioria no mercado ilícito” – refere a PJ de Lisboa, em comunicado.

    “Valendo-se dessa mesma falsa qualidade de padre católico, desenvolveu relações de proximidade com o meio eclesiástico e os fiéis, criando, igualmente, condições para vir a efectuar falsos peditórios para, alegadamente, subsidiar uma operação cirúrgica, no estrangeiro, de um suposto familiar próximo”, descreve a Judiciária. “Além disso, apoderou-se de um conjunto de cheques alheios, pertencentes a uma vítima com boas relações nos meios culturais, os quais falsificou, tendo adquirido vários bens que acabou por revender a comerciantes”.

    “O detido fazia desta actividade o seu único e exclusivo modo de vida, tendo uma grande mobilidade, a fim de evitar a localização pelas autoridades”. A investigação prossegue, estando a PJ ainda a averiguar a existência de outros lesados.

    O falso ‘padre Luís’ apresenta como residência a casa dos pais, em Barcelos, e encontra-se sob a alçada de uma pena suspensa por dois anos e meio, que foi aplicada pelo Tribunal de Santo Tirso em Outubro de 2011, devido a casos idênticos.

    Ultimamente, dizia pertencer à Ordem dos Camilianos e chegou a celebrar casamentos. Voltou há duas semanas a ser referenciado por burlas na Igreja de Senhora-a-Branca, situada no centro da própria cidade dos arcebispos, tendo a Arquidiocese de Braga lançado de imediato um alerta a nível nacional.

    O falso padre também terá actuado noutras localidades dos distritos de Viana do Castelo, de Aveiro e de Lisboa. Esteve ‘parado’ durante alguns meses e reapareceu na Igreja Matriz de Ovar, há um mês, onde concelebrou missas com verdadeiros padres e furtou três peças de arte sacra do templo.

    Missa na Sé de Braga

    Entre as suas proezas, Agostinho Caridade conseguiu celebrar missa há alguns anos na Sé Catedral de Braga, depois de ter enganado um casal de idosos de Santão (Felgueiras), que o havia conhecido em Fátima. E fez depois um exorcismo em casa dos idosos, recebendo dinheiro, segundo ficou provado durante o julgamento em Felgueiras.

    Ler mais

    (sol.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

    Angola e Zimbabwe estão reunidos esta segunda-feira, em Luanda, para discutirem assuntos político-diplomáticos, económico-empresariais e de defesa e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema