Sexta-feira, Maio 17, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Exibição da longa-metragem “Mandela – A luta pela liberdade” marca Dia de África

    (D.R)
    (D.R)
    O projecto cultural Afidika Nzo Yeto: Bukisi Beto vai prestar homenagem a África no dia 25 de Maio com a exibição, no Instituto Superior de Angola (ISA), em Cacuaco, Luanda, da longa-metragem “Mandela – A luta pela liberdade”, do cineasta dinamarquês Billy August.

    Afidika Nzo Yeto: Bukisi Beto em português significa “África nossa casa, nosso Lar”.

    Segundo Flora Telo, porta-voz da organização, a longa-metragem narra à batalha do líder africano Nelson Mandela, utilizando como ponto de vista o olhar de um guarda no sistema penitenciário.

    A mostra vai servir também para encerar a primeira fase do ciclo de cinema, que reiniciará no último sábado de Junho próximo com temática de cultura, musica, antropologia e história africana.

    “Todos os nossos filmes têm uma carga teórica e académica muito boa. Teremos sempre um especialista para comentar os filmes, nesta sessão vamos ter o especialista em Estudos Africano Abreu Paxe que vai dissertar o tema África composições e recomposições”, explicou.

    Flora Telo disse que o objectivo é contribuir para a promoção da cultura angolana e africana, buscando a criação de um grupo permanente que discuta temas ligados às identidades “afro-angolanas das diversas Áfricas que coabitam dentro e fora do continente”.

    Pretende-se ainda, de acordo com Flora Telo, contrapor a forma pejorativa com que a media e algumas pessoas procedem contra o continente berço e os negros.

    Quanto ao Dia de África, data instituída na cidade de Addis Abeba (Etiópia) em 1963 pela OUA, sublinhou ser necessário que se transmita os valores morais e culturais africanos, aclare de geração em geração o quanto custou as independências africanas bem como dar a conhecer a realidade.

    “A informa, sobretudo em Angola, relativamente a África é muito escassa. Por outro, a questão cultural não se pode pensar em reforçar simplesmente ou falar de cultura africana na perspectiva crítica como fazem pelo mundo”, referiu.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema