O ministro da Agricultura e Pescas, Afonso Pedro Canga, reafirmou, na segunda-feira, em Roma, o empenho do Governo Angolano de, a curto prazo, erradicar a fome no país. Ao discursar na 37ª Conferência do Funda das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), que decorre na capital italiana desde do dia 25 até 2 de Julho, disse que o Executivo e o Presidente José Eduardo dos Santos estão fortemente decididos a, no mais curto espaço de tempo, erradicar a fome e a insegurança alimentar.
Os investimentos em matéria produtiva, em execução, e as medidas adoptadas para apoiar as famílias camponesas e para promover a agricultura comercial sustentável, frisou, reconfirmam este propósito.
Para este fim, referiu, os investimentos estão a ser direccionados para a agricultura familiar com mecanismos de créditos favoráveis e construção de infra-estruturas de irrigação e do sector pesqueiro.
Afonso Pedro Canga recordou que o Governo está a melhorar as vias de comunicação, incentivar o comércio rural e a gestão sustentável dos recursos naturais para maximizar este processo. Os resultados das acções, lembrou, já se traduzem na melhoria da situação alimentar das populações que antes dependiam da ajuda externa.
Fonte: Angop