Quarta-feira, Maio 1, 2024
15.4 C
Lisboa
More

    Exclusão da Venezuela: especialista diz que ‘não é justo’ o predomínio da política sobre saúde

    O governo de Nicolás Maduro foi rejeitado pelos EUA, Brasil e mais 11 países para participar do conselho diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

    A objeção dos Estados Unidos, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Peru e Paraguai, para a participação da Venezuela está ligado ao questionamento da legitimidade do governo de Maduro por parte destes países.

    Por outro lado, Venezuela e Cuba rejeitaram categoricamente o argumento no início do 58º Conselho Diretor da Opas, que acontece esta semana em formato virtual.

    O professor de História da UERJ, Rafael Araújo, em entrevista à Sputnik Brasil, declarou que seria justo que a Venezuela, que vive uma crise econômica, sanitária e política, tivesse a participação no foro coletivo de debate reconhecida.

    “Não é justo que questões políticas predominem sobre questões sanitárias. A participação da Venezuela na Opas deveria ser reconhecida não como um fator de alinhamento ideológico, seja do Brasil ou EUA, ou qualquer país latino-americano, mas porque nesse momento o mundo enfrenta o combate à pandemia que assola a América Latina”, afirmou.

    O especialista fez uma ressalva que, por conta de todos os problemas da divulgação de informações do regime de Nicolás Maduro, “a gente não sabe o efeito da pandemia dentro da Venezuela”, mas afirmou que “certamente o número de atingidos pela COVID-19 não difere muito da grande maioria dos países latino-americanos”.

    De acordo com Rafael Araújo, a pandemia do novo coronavírus vai estrapolar a questão sanitária e atingir fortemente a economia dos países latino-americanos.

    “A economia latino-americana vai retroceder em torno de 8% em 2020, então a gente tem um prognóstico terrível para a América Latina e a valorização de espaços coletivos de debate deveria ser a tônica nesse momento”, destacou.

    Publicidade

    spot_img
    FonteSputnik

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portugal: “Reparação às ex-colónias está a ser feita”

    O Presidente português disse que a reparação às ex-colónias está a ser feita através da cooperação portuguesa com as...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema