Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    EUA: Angola e Chile rubricam Plano de Acção Conjunta

    (ANGOP)
    (ANGOP)

    Nova Iorque – Os ministros das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, e do Chile, Heraldo Munoz, rubricaram sexta-feira, em Nova Iorque, um Plano de Acção Conjunta que define as áreas estratégicas para o desenvolvimento da cooperação.

    Em declarações à imprensa, no final da cerimónia, Georges Chikoti referiu que, por altura da visita da Presidente Michelle Bachelet à Angola, os dois estadistas apreciaram bastante o potencial das relações existentes e encarregaram os ministros das Relações Exteriores de reunirem e assinarem um Plano de Acção que contém as áreas essenciais para os dois países cooperarem.

    De acordo com o ministro Chikoti, o Chile é uma das maiores economias da América Latina e “uma relação com este país permite também o crescimento do nosso mercado, podendo dai aperfeiçoar muitas coisas”.

    Salientou que este é um primeiro passo, mas que serão promovidas oportunidades para o sector privado nos dois países.

    Por sua vez, o ministro Heraldo Munoz explicou que existem várias áreas enquadradas neste plano, que vão desde a agricultura, infra-estruturas à energia.

    Em relação ao domínio da energia, salientou que por altura da visita a Angola da Presidente Michelle Bachelet, foi assinado um acordo de importação de petróleo no valor de 900 milhões de dólares.

    Salientou que a ideia é também de que exista cooperação nas áreas científicas e tecnológicas, dai que no próximo ano serão criadas, no orçamento do Chile, cinquenta bolsas de estudos a que designarão Nelson Mandela, em homenagem ao grande líder africano.

    Neste contexto, referiu Heraldo Munoz, existirá a possibilidade de estudantes angolanos ingressarem em universidades do seu país.

    “Este é o começo de uma relação que queremos estreitar, até porque Angola e o Chile tiveram uma coordenação estreita no passado ao nível do Conselho de Segurança da ONU e queremos que esta cooperação possa aprofundar”, argumentou. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema