Sábado, Maio 25, 2024
13.6 C
Lisboa
More

    Etiópia torna-se no mais recente caso de incumprimento da dívida soberana em África

    A Etiópia tornou-se o mais recente caso de incumprimento do serviço da dívida em Africa depois de não ter efetuado o pagamento de juros 33 milhões de dólares após o final de um período de carência na terça-feira.

    O Ministério das Finanças, confirmou que o pagamento não foi e não será pago. A Etiópia tinha chegado a um acordo com credores bilaterais no mês passado para suspender o pagamento da dívida.

    O incumprimento coloca a Etiópia entre um número crescente de nações em desenvolvimento que não cumpriram as euro-obrigações nos últimos anos, incluindo a Zâmbia e o Gana.

    Na sua contraproposta de reestruturação, o governo pediu aos detentores de títulos que prorrogassem o prazo de amortização de julho de 2028 até janeiro de 2032 e reduzissem o cupom para 5,5% dos atuais 6,625%. No entanto, o valor nominal deverá permanecer em mil milhões de dólares, o que significa que os credores não precisarão de suportar o chamado corte de cabelo nas suas participações.

    Um comité ad hoc de detentores de obrigações no início deste mês disse que considerava a decisão de não efetuar o pagamento “desnecessária e infeliz”.

    A Etiópia está a tentar renegociar as suas obrigações através do Quadro Comum do Grupo dos 20, que permite a coordenação do alívio da dívida de credores públicos e privados, para estabelecer padrões para o tratamento da dívida. Mas o progresso na reestruturação da dívida através do Quadro Comum do G20 tem sido lento, como mostram os casos da Zâmbia e do Gana.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema