Domingo, Maio 12, 2024
22.7 C
Lisboa
More

    Estratégias de marketing segundo o conceito do 3.0

    O guru Philip Kotler é considerado um dos “pais” do marketing moderno. Foto: (DR)
    O guru Philip Kotler é considerado um dos “pais” do marketing moderno.
    Foto: (DR)

    Paradigma de gestão defende que é preciso amar o cliente porque quando se ama não somos capazes de fazer coisas que façam mal ou desfavoreçam a pessoa “cliente” amada.

    Segundo Philip Kotler, “guru” norte-ameri­cano considerado um dos “pais” do marketing moderno, o marketing 3.0 diz respeito às estratégias de marketing que têm em considera­ção a satisfação plena das neces­sidades e aspirações dos clientes, além de proteger o planeta e pro­mover a sustentabilidade das gera­ções vindouras.

    Este novo conceito de ges­tão defende que é preciso amar o cliente no sentido literal da palavra, porque quando se ama não somos capazes de fazer coi­sas que façam mal ou desfavore­çam a pessoa amada.

    “Se você criar um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade”, destacou o especialista”, acrescentando que “a melhor publicidade é feita pelo cliente satisfeito. A missão do marketing 3.0 nas empresas consiste em estabelecer um elo com o cliente, promover a susten­tabilidade no planeta e melhorar a vida dos pobres”.

    A expressão ganhou peso depois do lançamento do livro “Marketing 3.0 – as forças que estão definindo o novo marke­ting centrado no ser humano”, de Philip Kotler, Hermawan Karta­jaya e Iwan Setiawan, lançado no Brasil pela Editora Campos. Para entender o novo conceito, temos que nos remeter à evolução dos diversos conceitos anteriores à era 3.0. Assim, podemos dividir o marketing, originalmente em 3 eras: marketing 1.0, 2.0 e 3.0.

    1900: Revolução Industrial – marketing 1.0 – centrado no produto.

    1990: tecnologia da informa­ção – marketing 2.0 – centrado no consumidor; 2010 e além: era dos consumidores altamente cons­cientes – e o 3.0 – centrado no ser humano.

    Actualmente, existe uma ten­dência de os clientes escolherem produtos e empresas que satisfa­çam as necessidades mais profun­das de criatividade, comunidade e idealismo. As empresas líderes percebem que devem chegar a esses clientes e à tecnologia alta­mente conscientes e que as velhas regras de marketing não vai aju­dá-los a fazer isso. Em vez disso, eles devem criar produtos, servi­ços e culturas corporativas que inspiram, incluem e reflectem os valores dos seus clientes.

    O tema estabelece claramente ideias-chave dos autores e dá exemplos do mundo real para que você possa implementar práticas de marketing 3.0 na sua orga­nização. Os clientes já percebe­ram que o seu poder de compra tem um impacto global, agem em conformidade e falam uns com os outros sobre as escolhas que fazem. O marketing 3.0 explica como a empresa pode participar dessa conversa, posicionar a sua marca como uma força positiva no mundo e criar com sucesso clientes-defensores.

    O especialista afirma que o pensamento do marketing está a mudar de uma tentativa de maxi­mizar o lucro para a empresa em cada transacção para maximi­zação do lucro mútuo obtido de cada relacionamento. “As empre­sas, além de desenvolverem novos negócios, precisam de enxugar, colher ou mesmo abandonar negó­cios antigos, exauridos, de modo a liberar recursos e reduzir cus­tos” refere.

    Philip Kotler nasceu no dia 27 de Maio de 1931, em Chicago. É professor catedrático uni­versitário e obteve o mestrado na Universidade de Chicago e PhD no MIT, ambos em econo­mia e fez pós-doutoramento em matemática em Harvard e em ciências comportamentais na Universidade de Chicago. Foi seleccionado em 2005 como o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times (atrás de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker) e considerado pelo Management Centre Europe “o maior dos especialistas na prá­tica do marketing”. Em 2008, o Wall Street Journal listou como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios.

    Kotler já prestou consulto­ria a grandes empresas; inclu­sive na IBM, Michelin, Bank of America, Merck, General Electric, Honeywell e Motorola; nas áreas de estratégia de marketing, pla­neamento organização e marke­ting internacional. Ele orienta seminários em grandes centros do mundo sobre os últimos desen­volvimentos do marketing.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema