Sexta-feira, Maio 10, 2024
22.5 C
Lisboa
More

    Estrada do futuro está quase pronta

    A estrada que liga Benguela ao Namibe, via Dombe Grande e Lucira, está em fase de conclusão, faltando apenas colocar o tapete de asfalto, revelou ao Jornal de Angola o director do INEA em Benguela, Henriques Vitorino. A empreitada começou em Dezembro de 2010 e fica concluída no primeiro trimestre do próximo ano.
    É o regresso de uma via que já teve grande interesse económico e que aos poucos foi abandonada. A nova estrada vai ter um forte impacto nas empresas de pescas. Mas o turismo vai ser o grande beneficiário de uma via que atravessa uma região de excelentes praias, paisagens de rara beleza e que tem em alguns pontos do “planalto de Benguela” e do deserto do Namibe verdadeiros santuários de caça.
    As zonas agrícolas do Dombe Grande vão igualmente beneficiar da nova via. A obra envolve os 55 quilómetros do troço Dombe Grande/Equimina. Os trabalhos incluem a reabilitação completa do pavimento, reabilitação de nove pontes, rede de drenagem, passagens hidráulicas, lancis, sinalização e iluminação.
    A estrada entre o Dombe Grande e a Lucira tem um novo traçado. A via foi rasgada no litoral, o que faz deste troço uma verdadeira estrada marginal.
    É um instrumento fundamental para desenvolver o turismo na região. Esta via directa ao Namibe significa menos centenas de quilómetros na ligação entre as duas províncias. A região costeira entre Benguela e o Namibe é rica em pescado e produtos agrícolas.
    No Dombe Grande está a ser construída uma nova ponte sobre o rio Coporolo, outro centro de atracção turística.
    Com a nova estrada asfaltada, as viagens para as belas praias na região ficam mais facilitadas.

    A estância balnear da Equima Chamume pode agora sair da ruína e ganhar a importância do passado. A comunidade piscatória ainda resiste e chegam cada vez mais amantes da caça submarina aos mero, garoupas, corvinas e raias, espécies muito abundantes na região.

    Estradas reabilitadas

    Os 900 quilómetros de estradas da província de Benguela foram reabilitados, o que facilita a vida aos automobilistas, revelou Henrique Vitorino.  “As vias rodoviárias têm um impacto de capital importância no desenvolvimento económico e social das comunidades. Agora temos estradas onde se pode circular com segurança”, disse o director do Instituto de Estradas de Benguela. Existem acções que visam assegurar a conservação da malha rodoviária.

    Passagens aéreas

    Na via expresso entre o Lobito e Benguela registavam-se muitas mortes por atropelamentos, por isso foram construídas passadeiras aéreas, mas muita gente ainda atravessa a estrada, o que é perigoso, afirmou o director do INEA.
    As autoridades tradicionais e comunitárias têm feito um trabalho de sensibilização para que os peões usem as passadeiras: “a educação cívica dos moradores deve ser um trabalho conjunto, envolvendo comissões de moradores, administrações municipais e direcções provinciais, para maior divulgação das passagens aéreas”, disse Henrique Vitorino.
    Outro problema que se regista na estrada Lobito Benguela, é a constante destruição dos separadores metálicos. Os automobilistas andam em excesso de velocidade, despistam-se e destroem os separadores.
    “O derrube dos separadores tem causado inúmeros prejuízos ao INEA, são peças muito caras e importadas. Por serem bens públicos, quando os automobilistas danificam os separadores, são identificados pela Policia Nacional e obrigados a pagar os estragos causados”, avisou Henrique Vitorino.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EasyJet anuncia voos ‘low cost’ de Portugal para Cabo Verde

    A partir de hoje, estão à venda os bilhetes de passagem da companhia aérea britânica low cost easyJet, que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema