Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    “Estou de olho na menina negra”, disse segurança de loja acusada de racismo

    A empresária Juliana Martins passeava pela loja da rede Armarinhos Fernandes na Rua 25 de Março, número 662, no dia 12 de Maio, com o objetivo de comprar um presente. Depois de muito escolher, Juliana decidiu-se por uma boneca negra, uma lembrança para a filha de um amigo.

    Quando se deslocou para o caixa, a jovem de 25 anos percebeu ser seguida por um segurança. O funcionário, que a acompanhou até a fila de pagamento, comunicou via rádio que “ficaria de olho na menina negra”, de acordo com a empresária.

    Inconformada, Juliana relatou as ofensas ao RH da loja e prestou queixa à Secretaria de Direitos Humanos. Ela acredita ter sido vista pela equipe de seguranças como “suspeita”, padrão social imposto a mulheres e homens negros.

    Ao invés de recorrer à polícia e abrir um Boletim de Ocorrência, Juliana decidiu prestar queixa via Secretaria de Direitos Humanos, órgão que tem ofertado apoio jurídico, emocional e estratégico à jovem. Juliana tem sido acompanhada por uma assistente social e tem pensado em ações para discutir junto à loja e à equipe de seguranças maneiras de enfrentar o racismo.

    “Eu sempre tento tratar situações onde o racismo aparece de maneira estratégica onde todas as pessoas envolvidas sejam colocadas para refletir”, conta Juliana Martins.

    A jovem empresária não enxerga o racismo como algo pontual ou um desvio de conduta. Para ela, trata-se de uma questão presente em todas as esferas da sociedade brasileira. “O racismo está inserido nas nossas relações sociais diárias e está nos poros da sociedade que a gente vive”, explica.

    Outros lados

    A Rede Armarinhos Fernandes, em nota emitida ao Alma Preta, “informa que o caso está sendo apurado internamente. A empresa ressalta que repudia qualquer forma de discriminação”.
    Apesar de não emitir nota oficial sobre o ocorrido, a Secretaria de Direitos Humanos e o Centro de Referência de Igualdade Racial acompanham o caso. (Yahoo)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema