Domingo, Maio 19, 2024
14 C
Lisboa
More

    Estado angolano “perde’’ seis milhões de dólares em infra-estrutura pesqueira paralisada em Benguela

    Um investimento público de dois mil milhões de kwanzas no sector das pescas em Benguela, sem candidatos à exploração, está a ser equiparado a um ‘’elefante branco’’, adverso aos planos do Presidente João Lourenço, para empresas e o ambiente de negócios.

    O impasse em relação à lota, um centro para comercialização de peixe, na vila da Baía Farta, pode ser aferido nas declarações de armadores contactados pela VOA.

    A infra-estrutura, fruto de um investimento na ordem dos seis milhões e 200 mil dólares, está concluída há mais de dois anos, mas sem equipamentos.

    É por aqui, segundo fonte da Administração Municipal, que surgem as reticências dos empresários que não se candidatam ao negócio, também pela crise de energia.

    O presidente da Associação de Pescas de Benguela, Arnaldo Vasconcelos, que abordou os problemas do sector com o vice-presidente da República, Bornito de Sousa, numa recente visita à província, assume que ainda não tem ideias para a lota.

    ‘’Vamos estudar e ver a melhor forma de aproveitar a estrutura da lota. É um facto que não está a funcionar’’, explica Vasconcelos.

    Pouco depois, a VOA procurou obter uma sugestão de Eugénio Alvarito, outro armador.

    ‘’Não tenho ideias, não sei. Sinceramente … não lhe consigo dizer’’, admite o empresário.

    Sem ideias, por ora, está também o secretário de Estado das Pescas, Carlos Martinó, confrontado no termo da visita a uma vila com potencial para congelar em média acima de quinhentas toneladas de pescado por dia.

    ‘’A senhora ministra está a fazer um diagnóstico na província, a partir daí vamos ver. No final haverá uma reunião com o senhor governador. Há informações de que alguns empresários poderão explorar’’, acredita o antigo director das Pescas em Benguela.

    A fonte da VOA adiantou que o empreendimento foi delineado sem qualquer parecer das autoridades do município e de potenciais exploradores.

    Esta contrariedade acontece numa altura em que o Presidente João Lourenço dá primazia à finalização da proposta de lei sobre o regime jurídico de recuperação de empresas em insolvência, com efeitos no ambiente de negócios.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema