Segunda-feira, Maio 6, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Espécies vegetais na Floresta do Maiombe serão protegidas

    A Chevron, a Universidade 11 de Novembro, o Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) e o Instituto Nacional de Gestão Ambiental (INGA) rubricaram nesta terça-feira em Cabinda um memorando de entendimento, como objectivo de preservar e proteger as espécies vegetais na floresta do Maiombe, avança a ANGOP.

    O reitor da Universidade 11 de Novembro, João Fernando Manuel, ressaltou a importância da Floresta do Maiombe no contexto ambiental, tendo sublinhado que preservar a biodiversidade florestal é preservar a biodiversidade marinha oceânica, porque dela brota a vida.

    Por seu turno, Artur Custódio, da Chevron/Cabgoc, acredita que a iniciativa vai contribuir para gestão sustentável da floresta do Maiombe, através da parceria com as instituições do Estado angolano, melhoria das práticas de investigação, e sensibilização ambiental.

    Deste modo estão criadas as premissas para uma gestão dos recursos florestais na província de Cabinda na promoção do desenvolvimento sustentável e na gestão de madeiras e plantas conforme os objectivos do Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2022.

    Para o director Regional do Instituto de Desenvolvimento Florestal, Simão Zau, caracterizou o documento como um conjunto de compromissos para levar as actividades importantes que visam preservar as espécies vegetais em primeiro lugar, a biodiversidade e finalmente a própria vida humana.

    O representante do INGA, Simone Rodrigues, salientou que o documento serve de marco para implementação das acções acordadas na preservação das espécies vegetais e abrem-se oportunidades para os estudantes do Instituto Superior aprofundar os seus conhecimentos sobre a variedade de espécies de plantas,.

    O vice-governador de Cabinda, Alberto Paca, em representação do governo da província, referiu que ao longo de décadas a floresta do Maiombe vem sofrendo uma exploração predatória nos seus recursos, como o abate de árvores para produção carvão, exploração ilegal da madeira, queimadas, entre outros.

    O memorando rubricado terça-feira tem por objectivo a preservação através de abordagens integradas, abrangendo a investigação científica, campanhas de sensibilização ambiental e repovoamento florestal.

    A floresta do Maiombe é uma região geográfica da África ocidental partilhada por quatro países, nomeadamente Angola (Cabinda), Gabão, República do Congo Brazaville e RD Congo.

    Esse património florestal em biodiversidade conta na parte angolana com uma área de aproximadamente 220 mil hectares.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema