Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Encenadora defende surgimento de mais escolas de arte no país

    Cena teatral (Foto: Joaquina Bento )
    Cena teatral (Foto: Joaquina Bento )

    A encenadora do grupo teatral ” Amor à Arte”, Marisa Júlio, defendeu hoje ( segunda-feira ), em Luanda , o surgimento de um maior número de instituições de ensino das artes para propiciar um desenvolvimento cada vez mais sustentável do país.

    Em declarações à Angop, Marisa Júlio disse que as referidas instituições são fundamentais para o fortalecimento da actividade artística em Angola.

    Para a encenadora, a formação artística é de vital importância para qualquer criador, independentemente da área em que intervém, porque contribui para a elevação da qualidade e descoberta de novos talentos.

    “ Deve, por isso, haver um maior engajamento por partes das instituições de direito para que mais escolas de arte sejam abertas, pois existe ainda grandes carências neste domínio do ensino artístico”, asseverou.

    Por outro lado, Marisa Júlio defendeu o surgimento de mais espaços e eventos culturais que ajudam a estimular os artistas a trabalhar com maior entrega para o desenvolvimento cultural nas várias vertentes da arte, desde a música, teatro, literatura e dança.

    “ Eu sinto falta de eventos competitivos que ajudariam a estimular a pesquisa constante de temas e de ir a procura de novos talentos, como actores”, expressou.

    O grupo Amor à Arte, de que faz parte Marisa Júlio, já exibiu as peças “Bela e o Monstro”, “Escrava da Cama”, “Duas Horas”, “Quem é que não Chora”, “Entre a Justiça e o Coração”, “Suave Pecado” e “Cenas Marcantes”.

    Sabe-se que, neste momento, no município de Belas, província de Luanda, está a ser construída pelo Estado uma escola média de artes que vai comportar as disciplinas de artes plásticas, dança, teatro, música e cinema.

    O grupo, fundado a 2 de Agosto de 2007, venceu o prémio de teatro municipal da Samba em 2009 e, ainda neste mesmo ano, foi classificado em terceiro lugar no Festival Provincial de Teatro de Luanda. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema