Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Embaixadores lamentam a morte do nacionalista Afonso Van-Dúnem”Mbinda”

    Diplomatas angolanos acreditados no estrangeiro continuam a endereçar mensagens de pesar pela morte do nacionalista Afonso Domingos Pedro Van-Dúnem (Mbinda), ocorrida sexta-feira, em Luanda.

    Diplomatas angolanos recordam Afonso Van-Dúnem (Mbinda) (Foto: António Escrivão/Arquivo)
    Diplomatas angolanos recordam Afonso Van-Dúnem (Mbinda) (Foto: António Escrivão/Arquivo)

    Nascido em Luanda, em 7 de Setembro de 1941, o malogrado, até então secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais e presidente da Fundação Sagrada Esperança, morreu aos 73 anos, vítima de doença.

    “O seu desaparecimento físico deixa um grande vazio na arena da diplomacia angolana e representa uma enorme perda para a sua família, bem como para o nosso país”, refere a mensagem que a Embaixada de Angola no Zimbabwe enviou à direcção do MPLA, assinada pelo embaixador Pedro Vaal Neto.

    O embaixador apresenta as suas mais “profundas condolências à família enlutada e a todos aqueles que, de algum modo, acompanharam o percurso de Afonso Van-Dúnem “Mbinda”.

    Também o comité do MPLA no Zimbabwe emitiu uma nota onde expressa a sua ”grande dor” pela morte de Afonso Van-Dúnem “Mbinda”, um “nacionalista que sempre lutou pelo bem-estar e progresso do povo angolano”.

    A Embaixada de Angola nos Estados Unidos da América manifesta a sua “profunda consternação” pelo passamento do nacionalista, que, ”soube sempre emprestar o seu saber e abnegação à causa do povo angolano”.

    A cônsul geral de Angola em Houston, Júlia Machado, destaca as qualidades “profundamente humanas do malogrado, que se dedicou desde muito jovem à causa da libertação nacional e da defesa dos ideais da democracia, da paz e do bem estar do povo angolano”.

    Mais condolências

    O embaixador de Angola nos Estados Unidos Mexicanos, Leovigildo da Costa e Silva, expressa “profunda consternação e pesar” pelo “ fatídico e prematuro acontecimento”.

    Numa outra mensagem, o embaixador angolano na Confederação Helvética (Suíça), Osvaldo Varela, lamenta a morte de um dos “melhores filhos” de Angola, “diplomata empenhado”, que dedicou todo o seu saber e abnegação ao fortalecimento da diplomacia angolana.

    Por seu turno, o representante permanente de Angola junto das Nações Unidas e outras organizações internacionais, Apolinário Jorge Correia, deplora, a partir de Genebra, o “desaparecimento prematuro” do “exímio diplomata”.

    Da República da Turquia, o embaixador angolano José Guerreiro Alves Primo exterioriza “desagradável surpresa e profundo pesar” pela “perda irreparável” que representa o desaparecimento físico de “Mbinda”.

    “Que a sua alma descanse em paz e que esta enlutada família saiba ultrapassar com coragem este difícil momento de suas vidas”, são votos augurados pelo embaixador de Angola na Alemanha, Alberto Correia Neto.

    Por seu turno, o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Brasil, Nelson Cosme, destaca que Afonso Van-Dúnem “Mbinda”, em vida, emprestou toda a sua inteligência e saber à causa da independência de Angola e da afirmação do país independente no concerto das Nações.

    “Com o seu passamento físico, o país perde um dos mais destacados defensores da causa angolana de seguir na via da independência política e económica, através de uma diplomacia activa, engajada e actuante”, indica.

    “Foi com profunda dor e consternação que o corpo de diplomatas angolanos acreditados em França tomou conhecimento da morte do nacionalista e diplomata Afonso Van-dunem Mbinda”, atesta uma mensagem assinada pelo embaixador Miguel da Costa.

    “Homem simples, de trato fácil e cordato”, Afonso Van-dunem Mbinda desde muito cedo “se empenhou com bravura e dedicação à causa da libertação do povo, sendo, por isso, um exemplo para toda a juventude angolana”, sublinha a missiva.

    Na sexta-feira, o embaixador de Angola nos Países Baixos, Luís de Almeida, manifestou igualmente os sentimentos de consternação e pesar, pelo passamento físico de Afonso Van-Dúnem (Mbinda). (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema