Segunda-feira, Maio 20, 2024
14.7 C
Lisboa
More

    Embaixador alemão saúda Dia do Diplomata Angolano

    mbaixador da República Federal da Alemanha em Angola, Jorg Werner Marquardt (Foto: TPA)
    mbaixador da República Federal da Alemanha em Angola, Jorg Werner Marquardt (Foto: TPA)

    Luanda – O embaixador da República Federal da Alemanha em Angola, Jorg Werner Marquardt, felicitou nesta terça-feira o Ministério das Relações Exteriores da República de Angola, por ocasião do Dia do Diplomata Angolano (12 de Novembro).

    Em declarações à Angop, à margem da cerimónia alusiva à data, que decorreu na capital do país, enalteceu o desempenho da instituição em prol do fortalecimento das relações diplomáticas a nível continental e internacional.

    Referiu, por outro lado, que as relações bilaterais entre Angola e Alemanha conheceram indicadores positivos durante os últimos anos e caminham para um maior incremento nos vários domínios.

    O diplomata afirmou que as relações entre ambos os países são positivas, considerando como o maior acontecimento a este respeito é a visita do Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, em Fevereiro de 2009, à Alemanha.

    O 12 de Novembro de 1975, assinala a formação do 1º Governo da República Popular de Angola e  a criação do Ministério das Relações Exteriores, através da promulgação do Decreto-Lei nº 1/75, que permitiu a afirmação de Angola na comunidade internacional, como Estado independente e soberano, instituindo as suas estruturas próprias para a defesa da política externa do novo País.

    Actualmente, a efeméride constitui uma justa homenagem de merecimento a todos que abnegadamente contribuíram para a edificação da diplomacia angolana, em particular ao seu primeiro titular, José Eduardo dos Santos.

    Depois de José Eduardo dos Santos, seguiram-se Paulo Jorge, Afonso Van-Dúnem “Mbinda”, Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”, Venâncio de Moura, João Bernardo de Miranda, Assunção dos Anjos e, agora, Georges Chicoty.

    Entretanto, a diplomacia angolana sempre equacionou de que o reforço da capacidade de manutenção da paz no território angolano, na região e no continente africano só pode ser atingido no contexto de uma cooperação global através do trabalho da diplomacia  nas organizações regionais e mundiais.  (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema