Terça-feira, Maio 14, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Elefantes destroem lavras na comuna do Mulondo

    Vinte e cinco lavras de culturas diversas foram destruídas na comuna do Mulondo, município da Matala, província da Huíla, por manadas de elefantes, informou hoje, segunda-feira, o administrador comunal, Zeca Mupinga.

    Em declarações hoje à Angop, no Lubango, o administrador comunal disse que as manadas, compostas por, pelo menos, 35 elefantes, destruíram casas em número ainda por determinar, lavras e culturas diversas, nas áreas do Kiteve, Chicusse e Naculungungo.

    O administrador disse que a falta de vedação no parque nacional do Bicuar facilitou a evasão dos animais da reserva e a sua deambulação por zonas residenciais, destruindo haveres dos populares circunvizinhos constituindo uma ameaça permanente para as populações locais.

    Zeca Mupinga disse também que a população já foi alertada a não matar os animais, mas afugentá-los, utilizando tambores e outros meios para se afastarem das zonas de residência.

    “Nós avisamos os populares a evitarem construções nas rotas de transumância destes animais, mas muitos destes conselhos não foram acatados e estão agora a sofrer consequências”, ressaltou o interlocutor da Angop.

    O administrador comunal do Mulondo disse que os danos causados pelos elefantes vão criar situações menos boas à economia das famílias naquela zona.

    Segundo o responsável, a administração do Mulondo já comunicou às instâncias do município da Matala sobre o assunto, para que se possa prestar apoios aos afectados pelos danos dos elefantes.

    A comuna do Mulondo dista 92 quilómetros da sede municipal da Matala, ocupando parte do Parque Nacional do Bicuar, de que fazem ainda parte os Gambos e Quipungo.

    O Parque Nacional do Bicuar tem uma extensão territorial de sete mil e 900 quilómetros quadrados.

    FONTE. Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema