Terça-feira, Maio 14, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Angola e Zâmbia querem reabertura rápida do CFB até àquele país

    O secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, e o seu homólogo da Zâmbia, Effron Chakupa Lungu, enfatizaram hoje, em Lusaka, a necessidade de se acelerar o processo da reabertura do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) que ligará os dois países, passando pela República Democrática do Congo.

    Para os dirigentes, a reabertura desse eixo ferroviário visa aumentar a cooperação comercial e económica entre os dois países.

    Este posicionamento saiu de consultas entre o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Turismo da Zâmbia, Effron Chakupa Lungu, e o secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, que sublinharam ser necessário trabalhar-se para a construção de vias de interconexão entre os dois países.

    Os dois dirigentes expressaram satisfação pelas relações cordiais existentes entre os dois países e acordaram trabalhar juntos no sentido de reforçar a cooperação económica no âmbito do Comércio, Turismo, Intercâmbio Cultural, Energia, Desenvolvimento de Infra-Eestruturas, Transportes e Minas.

    Desde domingo em Lusaka, a convite do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Turismo da República da Zâmbia, Manuel Augusto realiza uma visita oficial àquela país.

    Hoje, os dois dignitários realizaram consultas bilaterais, durante as quais passaram em revista questões políticas, económicas e sociais, que visam reforçar as relações entre os seus países.

    O vice-ministro e o secretário de Estado acordaram estabelecer um Memorando de Entendimento para consultas políticas, no sentido de solidificar as relações entre a Zâmbia e a Angola.

    Manuel Augusto formulou um convite para, proximamente, Effron Chakupa Lungu visitar oficialmente Angola.

    FONTE: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema