Domingo, Maio 19, 2024
17.4 C
Lisboa
More

    Economias emergentes esperança para o mundo

    A emergência de algumas economias no continente africano, como Angola, é um sinal de esperança para o mundo actual, pois permite manter oportunidades para o investimento estrangeiro e para a aplicação de capitais que a crise internacional tem limitado fortemente noutras zonas do globo, considerou, em Tóquio, o ministro dos Transportes.

    Augusto Tomás, que falava no seminário sobre Investimentos para o Desenvolvimento das Infra-Estruturas nos Países da África Austral, disse que no seio das principias organizações internacionais, como a SADC, há uma clara consciência de que o futuro comum se joga muito no sucesso das opções estratégicas e nas políticas definidas para os sectores produtivo, social e das infra-estruturas.

    “No continente e na SADC, estamos comprometidos com os Objectivos do Milénio, pela sua particular importância na erradicação da pobreza extrema e da fome, redução da mortalidade nas crianças, garantia da sustentabilidade ambiental e o combate ao VIH/SIDA, malária e a outras doenças endémicas”, frisou Augusto Tomás.

    No seminário de Tóquio, os participantes analisam a possibilidade do investimento japonês na SADC no sector das infra-estruturas.

    O investimento está avaliado em quatro mil milhões de dólares, num mercado consumidor de mais de 230 milhões de pessoas. O ministro dos Transportes afirmou que com financiamentos em investimentos nas infra-estruturas, os países da SADC têm agora mais um reforço e os meios para prosseguirem as iniciativas de desenvolvimento, de paz e de progresso para toda a região austral do continente africano.

    “Nesta hora, creio ser da mais elementar justiça agradecer a disponibilidade das entidades financiadoras e investidoras aqui representadas, dos seus principais responsáveis e do governo nipónico, pela compreensão e pela leitura positiva que fizeram do contributo que esta iniciativa pode ter, no processo de desenvolvimento desta comunidade e na concretização dos objectivos de coesão territorial, económica e social, que estão subjacentes ao espírito que tem animado os nossos países de prosseguir uma orientação apostada na eficiência, na competitividade, na internacionalização das nossas economias e na dignidade da pessoa humana”, disse Augusto Tomás.

    Participam no fórum altos responsáveis do secretariado executivo da SADC, representantes das organizações económicas regionais, embaixadores da SADC acreditados no Japão e membros do Governo nipónico. Integram a delegação angolana ao seminário sobre Investimentos para o Desenvolvimento das Infra-Estruturas nos Países da África Austral o secretário executivo adjunto da SADC, João Samuel Caholo, a presidente da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), Maria Luísa Abrantes, e responsáveis dos ministérios dos Transportes, das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e da Energia e Águas.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema