Domingo, Maio 19, 2024
14 C
Lisboa
More

    Dom Caetano defende criação de mais programas músico-culturais

    A abertura de mais espaço culturais, à semelhança do Centro Cultural e Recreativo Kilamba, vai potenciar ainda mais a divulgação e valorização da música angolana, dando aos artistas oportunidades de melhor mostrarem os seus trabalhos.

    Dom Caetano (Foto: Clemente dos Santos)
    Dom Caetano (Foto: Clemente dos Santos)

    Em entrevista à Angop a propósito do estado da música angolana, Dom Caetano considerou que a criação de programas culturais semelhantes ao Muzongue da Tradição como uma mais-valia para os cantores e sobretudo para a divulgação e expansão da música nacional a nível dos municípios e províncias.

    Segundo Dom Caetano, é preciso haver mais acções que permitam os interessados a criarem programas do género, possibilitando que os artistas possam ter de facto a música como profissão e os empresários ganharem com estes investimentos.

    O músico reconhece que tal como em tempos idos estes programas culturais engrandecem a cultura nacional, bem como dar a conhecer a música angolana para além de incentivar os jovens a optarem por temas que retratam os ritmos do país.

    O artista referiu que fala-se muito em resgate de valores e a salvaguarda dos mesmos, considerando ser importante a promoção da cultura para que as gerações vindouras não sejam obrigados a rebocarem-se em outras culturas devido as fortes influências que sofre todos os dias por causa da globalização.

    Dom Caetano informou que nos últimos anos debate se muito sobre a necessidade da passagem de testemunho dos músicos mais consagrados para os jovens, acredita que este tipo de convivência entre ambos em programas culturais seria uma mais-valia para cultura e bom para a preservação da história de Angola.

    O artista congratulou-se com o surgimento de novos estilos musicais por partes dos jovens, referindo que hoje a muitos cantores da nova vaga a interpretarem o Semba e outros ritmos nacionais, situação que lhe deixa bastante tranquilo quanto a preservação da cultura angolanos.

    Caetano Domingos António ou simplesmente Dom Caetano foi vencedor do Prémio Welwitchia, atribuído pela Rádio Nacional de Angola, em 1987, como vocalista dos Jovens do Prenda com a canção “Nova Cooperação”, e em 1991 ganhou o prémio da União Nacional dos Camponeses de Angola com a canção “O meu chão tem tudo”. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema