Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.5 C
Lisboa
More

    Director Regional da OMS agradece apoio do Presidente José Eduardo dos Santos

    Cotonou – O director regional da OMS para África (OMS/Afro), Luís Gomes Sambo, agradeceu hoje, segunda-feira, em Cotonou, Benin, o “incondicional” apoio do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para que o seu mandato fosse cumprido com sucesso.

    Luis Gomes Sambo - Director regional da OMS África (Foto: ESCRIVÃO)
    Luis Gomes Sambo – Director regional da OMS África (Foto: ESCRIVÃO)

    Luís Sambo, que vai cessar as suas funções nesta 64ª Sessão do Comitê Regional, aberta hoje, segunda-feira, pelo Presidente do Benin, Thomas Boni Yayi tornou extensivo este agradecimento a todo o povo angolano e, de uma maneira geral, aos governos dos países africanos que tornaram exequível o seu programa de acção.

    O médico angolano disse que, durante o seu mandato de dez anos iniciados em 2005, foi possível dar um impulso aos problemas da saúde em África e os resultados, conforme reconheceu, são animadores, embora muito ainda há por se fazer.

    Gomes Sambo enfatizou que deixa a organização numa altura em que parte do continente africano se vê confrontado com a mortifera doenca causada pelo vírus ébola, que ameaça a saúde pública a nível regional e mundial .

    Esse desafio, afirmou, exige apoio e uma resposta urgente.

    Deu a conhecer, por outro lado, no âmbito das realizações do seu “consulado”, que consultas para definir a Agenda do Desenvolvimento do pós-2015 encontram-se em fase avançada, tendo em consideração as lições retiradas da implementação e da questão por concluir relativamente aos Objectivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), embora alguns países tenham realizado progressos significativos, muito ainda deve ser feito.

    Numa altura em que cessa o seu mandato, Luís Gomes Sambo está convicto de que a organização irá escolher o próximo director regional que ‘’leve adiante a nossa visão de saúde pública, pois a luta pela saúde em África continua’’.

    Por fim, manifestou o seu reconhecimento aos ministros da saúde, parceiros do desenvolvimento, colegas de todos os níveis da OMS e ao povo de África, pelo apoio e colaboração durante o seu mandato .

    Em vésperas desta reunião, Gomes Sambo concedeu uma entrevista exclusiva à Angop em que afirmava que deixava o posto com o sentimento do dever cumprido, tendo efectuado de forma exaustiva uma radiografia do estado da saúde no continente africano. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema