Segunda-feira, Junho 17, 2024
18.1 C
Lisboa
More

    Europa critica Rússia por reconhecimento de eleições separatistas na Ucrânia

    Militante pró-russo monta guarda durante votação (Foto de DIMITAR DILKOFF/AFP)
    Militante pró-russo monta guarda durante votação (Foto de DIMITAR DILKOFF/AFP)

    Os países da União Europeia (UE) criticaram nesta segunda a Rússia por reconhecer as eleições separatistas no leste da Ucrânia, que deram uma vitória já esperada aos líderes e partidos pró-Rússia, ao destacar que as votações violam os acordos de paz.

    O ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, afirmou que as eleições são “contrárias à letra e ao espírito” da trégua assinada em Setembro, com apoio internacional, para acabar com a guerra no leste do país entre o exército ucraniano e os rebeldes pró-Rússia.

    Steinmeier recordou nesta segunda-feira a promessa de Moscovo de respeitar “a unidade da Ucrânia”.

    “Julgaremos a Rússia e o presidente (Vladimir) Putin de acordo com suas declarações, segundo as quais a unidade da Ucrânia não será questionada”, escreveu Steinmeier no Twitter.

    A chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini, lamentou em um comunicado que as eleições no leste insurgente constituam “um novo obstáculo no caminho da Ucrânia para a paz”.

    No domingo, os líderes pró-Rússia e seus respectivos partidos conquistaram uma vitória esperada nas eleições presidenciais e legislativas celebradas nos territórios sob seu controle nas regiões de Donetsk e Lugansk.

    Moscovo reconheceu as eleições, ao contrário do governo de Kiev, da UE e dos Estados Unidos. Como no período da Guerra Fria, as votações aumentaram a tensão entre o Ocidente e a Rússia, país acusado por europeus e americanos de apoiar os separatistas, que têm seu reduto em parte da região industrial de Donbass, não controlada pelo governo ucraniano pró-Ocidente.

    Kiev chamou de “farsa” as eleições, que podem consolidar o controle dos separatistas sobre estes territórios, após um conflito de mais de seis meses que já provocou mais de 4.000 mortes.

    Rússia respeita o resultado

    Moscovo anunciou que respeita o resultado das eleições presidenciais e legislativas nas autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk. Também afirmou que os governantes eleitos devem agora “resolver os problemas práticos e restabelecer a vida normal” nestas regiões.

    “As eleições nas regiões de Donetsk e de Lugansk aconteceram de maneira calma, com uma taxa elevada de participação”, afirma um comunicado do ministério russo das Relações Exteriores.

    Durante a votação de domingo, um porta-voz militar ucraniano denunciou o envio “intenso de equipamentos e de tropas” procedentes da Rússia.

    A imprensa ucraniana divulgou imagens de dezenas de caminhões militares sem placas, apresentados como uma “coluna russa nas ruas de Donetsk”.

    Os insurgentes pró-Rússia iniciaram o conflito em Abril, um mês depois de Moscovo ter anexado a península da Crimeia, uma decisão que não foi reconhecida pela comunidade internacional.

    A Rússia justificou a anexação com a alegação de que precisava proteger os cidadãos de origem russa, majoritários na Crimeia, após a revolta pró-Ocidente e nacionalista que aconteceu em Kiev no fim de fevereiro.

    Sobre o leste ucraniano, o governo de Moscovo afirma que apenas proporciona aos rebeldes apoio humanitário e político, mas não militar, ao contrário do que afirmam os ocidentais. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema