Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Director da CIA diz-se escandalizado com vazamento de e-mails

    (AFP)
    (AFP)

    O director da CIA, John Brennan, disse nesta terça-feira que está “escandalizado” e “preocupado” com a invasão de sua conta de email pessoal, que teve alguns conteúdos divulgados na internet pelo WikiLeaks.

    Ele afirmou que em nenhum momento violou as suas obrigações relativas à segurança.

    “Estou escandalizado”, disse o chefe da inteligência americana em uma conferência sobre segurança nacional em Washington.

    “Certamente estou preocupado com o que as pessoas poderiam tentar fazer com esta informação”, acrescentou, criticando a forma como o tema foi abordado por alguns meios de comunicação.

    Na semana passada, o site WikiLeaks começou a divulgar documentos da conta privada de Brennan na AOL poucos dias depois que um hacker adolescente informou ter conseguido aceder.

    Os documentos divulgados até agora incluem recomendações políticas sobre a guerra no Afeganistão e no Paquistão, apresentada a um Comité de Inteligência do Senado e contactos de Brennan.

    Faz-se referência, entre outros, a uma série de endereços de email e contas supostamente extraídas da conta do AOL de Brennan, transformadas em arquivos de texto. Parecem ser e-mails de académicos da política, do sector privado da Defesa e da inteligência, além de amigos, familiares e pelo menos um jornalista de destaque.

    Embora o episódio seja vergonhoso, o vazamento desses documentos não expôs segredos de segurança nacional e Brennan parece ter deixado de usar a conta em 2008, quando voltou a se unir ao governo após um período na actividade privada.

    São poucos os emails do governo, inclusive os de funcionários do Escritório do Secretário de Defesa, o Departamento de Segurança Interna e a Força Aérea dos Estados Unidos.

    Brennan acusou nesta terça-feira a imprensa por sua “sede de tentar apresentar algo de forma mais atraente ou inflá-lo mais do que é”.

    “O ângulo dos informes era que eu estava fazer algo mau ou inapropriado ou violando minha responsabilidade na área da segurança, o que certamente não foi o caso”, afirmou.

    “Acho que foi inapropriado dar espaço à actividade criminosa e propagar informação”, acrescentou. Os funcionários do governo “também têm família e amigos, contas a pagar, coisas que fazer em nossa vida diária”.

    Ao mesmo tempo, o director da CIA indicou que admite que o tipo de pirataria da qual foi alvo é reflexo de uma das realidades indesejadas da era da internet. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema