26 C
Loanda
Quarta-feira, Setembro 18, 2024

Destacada importância do diálogo para convergência nas actividades

PARTILHAR

A secretária de Estado das Relações Exteriores, Exalgina Gambôa, destacou ontem, em Luanda, a importância do diálogo para a convergência das acções no que toca à política externa.
Exalgina Gambôa fez esta declaração na abertura de um seminário do Ministério das Relações Exteriores destinado aos directores ou chefes de intercâmbio dos departamentos ministeriais do Executivo.
Referiu que a realização deste seminário visa dar resposta aos desafios que se apresentam face ao crescimento da importância política que a Angola está a conquistar na arena internacional, particularmente no que respeita à participação em fóruns multilaterais.
Segundo a secretária de Estado das Relações Exteriores, Angola é chamada a pronunciar-se, ao mais alto nível, sobre diversos temas que dominam a actualidade política mundial.
Acrescentou que essa realidade exige do Estado uma actuação dinâmica capaz de responder aos desafios que a humanidade enfrenta, o que só épossível se estiver estruturalmente bem organizado com um bom nível de concertação entre todos os intervenientes no processo.
O seminário, disse a secretária de Estado, Exalgina Gambôa, visa promover o diálogo e dar a conhecer as políticas e normas que conduzem o país a uma acção concertada e convergente no que toca aos seus objectivos externos.
Lembrou que foram aprovados vários decretos presidenciais que dão corpo ao processo de reorganização do Ministério das Relações Exteriores, particularmente o Regulamento sobre a Participação das Delegações Angolanas em Reuniões Internacionais.

A secretária de Estado das Relações Exteriores disse ser importante apresentar este documento para a análise conjunta, tendo em vista a sua execução por todos os que participam na execução da política externa do país.

Coesão na participação

A responsável da direcção de Organizações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Margarida Izata, considerou que o seminário vai permitir uma participação mais coesa em fóruns internacionais.
Margarida Izata disse que a realização do seminário é confirmada pela necessidade de se aglutinarem esforços para a melhor coordenação das acções no exterior do país, tendo em vista a realização permanente dos objectivos superiormente traçados.
O seminário destinado aos directores do Ministério das Realações Exteriores decorre no momento em que Angola assumiu a presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e detém, simultaneamente desde o ano passado, a liderança da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Fonte: Jornal de Angola

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A gigante portuária DP World dos EAU lança parceria com o Nedbank da África do Sul para financiar o comércio de pequenas empresas

A gigante portuária e de logística DP World dos Emirados Árabes Unidos lança parceria com o Nedbank , um...

Quénia inicia auditoria da dívida pública para garantir mais responsabilidade e transparência, diz ministro das finanças

O auditor geral do Quénia começou a examinar a dívida do país para verificar os valores devidos a vários...

O fabricante de automóveis chinês BYD assume o controle total da joint venture com a Mercedes-Benz na China

O fabricante de automóveis chinês BYD Co. assumiu o controle total de uma joint venture que tinha na...

Hildegarda de Bingen, a santa que descreveu orgasmo feminino pela 1ª vez e ‘inventou’ fórmula da cerveja

Platão disse que quem inventou a cerveja era um homem sábio. Ele estava errado. Na verdade, foi uma mulher....
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema