Sexta-feira, Maio 17, 2024
19.3 C
Lisboa
More

    Desentendimentos com Portugal são artificiais, diz embaixador angolano

    Os desentendimentos existentes nas relações entre Angola e Portugal são problemas artificiais criados por determinados sectores políticos bem identificados nos dois países, afirmou nesta segunda-feira, em Luanda, o embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica.

    José Marcos Barrica, Embaixador de Angola em Portugal, desdramatiza desentendimentos (Foto: Lino Guimaraes)
    José Marcos Barrica, Embaixador de Angola em Portugal, desdramatiza desentendimentos (Foto: Lino Guimaraes)

    Em declarações à imprensa, à margem da visita de três dias que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, iniciou hoje ao país, o diplomata disse que os mentores da situação são pessoas que não pretendem ver uma cooperação sadia entre os dois estados.

    “Depois de uma série de desentendimento ou incompreensões que foram acontecendo, há neste momento um esforço conjugado para ultrapassar a situação”, disse o embaixador, sublinhando que a visita do governante português demonstra o interesse e o desejo de relançar a cooperação entre os dois países e povos.

    “O que importa neste momento é a vontade que existe por parte das instituições dos dois estados em ver relançada a cooperação, para que no devido tempo voltemos ao caminho da busca de parcerias estratégicas entre Angola e Portugal”, frisou.

    Marcos Barrica disse que, do ponto de vista das relações económicas entre empresários e homens de negócios de Angola e de Portugal, tais desacordos nunca se colocaram porque estes sempre estiveram equidistantes das questões de natureza política.

    Neste sentido, indicou que os homens de negócios têm vindo a realizar os seus trabalhos no âmbito das associações existentes e das câmaras de Indústria e Comércio, tendo anunciado a realização de uma conferência empresarial de Angola e Portugal ainda este ano, para troca de experiências.

    Por outro lado, realçou a cooperação existente entre as universidades dos dois países, tanto a nível de docência como de trabalhos de investigação e troca de informação científica.

    As relações político-diplomáticas e de cooperação entre Angola e Portugal datam da década de 70 e, actualmente, incidem nos sectores da Educação, Saúde, Interior, Ciência e Tecnologia, Sociocomunitário e com um grande pendor na área empresarial e comercial. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema