Terça-feira, Maio 14, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Defendida necessidade da intensificação de programas de educação sexual

    A necessidade de se intensificar nas escolas e nas zonas mais recônditas do país programas de educação sexual abrangente, com vista a redução do número de gravidezes precoce foi defendida hoje terça-feira, em Luanda, pelo director nacional de política da juventude do Ministério da Juventude e Desportos, Kikas Machado.

    Em declarações à Angop, a propósito da reunião com os parceiros no âmbito do projecto “Jiro”, o responsável considerou que ainda é assustador o elevado número de crianças com gravidez indesejada, daí a necessidade da realização de acções de sensibilização e palestras para a redução do fenómeno.

    De acordo com a fonte, o ministério da Juventude e Desporto e os ministérios da Saúde, Educação, Família e Promoção da Mulher, Comunicação Social, Assistência e Reinserção Social, Instituto Nacional da Criança, de Luta Contra o Sida, Fundo das Nações Unidas Para a População (FNUAP) e demais instituições executores do projecto jiro elaboraram já um manual sobre educação sexual abrangente para que as crianças estejam informadas das consequências de iniciar precocemente a actividade sexual.

    “Há muitos jovens que iniciam a vida sexual activa cada vez mais cedo em consequência as meninas ficam grávida nessa altura e dai surgem todas as consequências como interrupção das aulas e outros factores que impossibilitam que a adolescente tenha uma vida saudável”, referiu.

    O que se pretende com estas acções é passar a mensagem que as jovens iniciem a vida sexual mais tarde e que se formem para que tenham um futuro saudável.

    No encontro, a directora Nacional dos Direitos da Mulher, Maria Soledade Dores Augusto, disse ser importante que todos participem do programa Jiro porque o mesmo vai contribuir  para a redução do numero de crianças grávidas.

    Salientou também que o ministério aderiu com bom grado a iniciativa por ser um projecto que vai combater o fenómeno existente nos adolescentes.

    O “Jiro” existe há mais de dez anos e relançado em 2015 é um projecto multsectorial coordenado pelo Ministério da Juventude e Desportos, integrando outros ministérios sobre a promoção da saúde sexual e reprodutiva, género, ITS/VIH/SIDA e outros comportamentos de adolescentes e jovens.

    O projecto tem como objectivo

    Kikas Machado (Minjud) e Florbela Fernandes FNUAP). (Foto: D.R.)
    Kikas Machado (Minjud) e Florbela Fernandes FNUAP).
    (Foto: D.R.)

    fortalecer as competências de adolescentes e jovens (rapazes e meninas), proporcionar habilidades psicossociais que lhes permita optar por estilos de vida e comportamento saudáveis, tomar decisões e terem mais controle das suas vidas. (ANGOP)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema