Segunda-feira, Maio 6, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Cunene: Munícipes advogam maior preservação dos monumentos e sítios

    A necessidade de maior envolvência dos vários actores da sociedade no exercício da preservação e salvaguarda dos monumentos e sítios históricos, contribuindo na conservação do património cultural existente na região, foi advogado nesta terça-feira pelos habitantes do município do Cuanhama, província do Cunene.

    Em declaração à Angop a propósito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, os intervenientes foram unânimes em afirmar que a educação das tarefas inerentes a preservação e conservação dos monumentos é fundamental para a valorização, divulgação e preservação da história no país.

    Para a docente de história do Instituto Superior de Ondjiva, Soraia Mateus, a preservação do património cultural não é somente responsabilidade da Cultura , mas de toda a sociedade, de modo a que a nova geração possa ter contacto com os hábitos e costumes da cultura local.

    Sublinhou que devem ser preservados todos os vestígios, desde as peças culturais, aspectos arqueológicos, históricos, cemitérios, símbolos de poderes tradicionais e estátuas para manter viva a identidade e a origem dos povos nas suas diferentes tribos e etnias, valorizando o património.

    Por seu torno o agente cultural, Alberto Gidial, o monumento e sítios representam a identidade cultural e histórica de um povo, daí que o seu cuidado é tarefa de todos e levar ao conhecimento da nova geração a importância e valor dos monumentos históricos.

    Já o soma grande da comuna de Ondjiva, Venâncio Kaindume, a província dispõe de um vasto mosaico cultural que deve ser divulgado e valorizado, tendo em conta a sua diversidade e manifestações ainda evidentes nos dias de hoje na tradição local.

    Venâncio Kaindume salientou que as autoridades do poder tradicional tem desenvolvido junto das comunidades acções educacional como a via principal para a transmissão dos valores da identidade nacional e da necessidade de manter sempre viva o património existente.

    A província do Cunene conta com sete monumentos classificados entre os quais o Memorial do Rei Mandume Ya Ndemufayo, Vale do Pembe, Chana do Mufilo e Embala Grande, enquanto 56 encontram-se em estudo para sua classificação.

    O 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (CIMS) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os Estados membros a diversificar, proteger e conservar o património cultural. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema