Segunda-feira, Maio 6, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Cuanza Norte: Responsável defende incremento de parcerias público-privada para preservação do património histórico

    A directora do Instituto Nacional do Património Cultural, Maria da Piedade de Jesus, defendeu segunda- feira, na vila de Cambambe, o incremento das parcerias público- privada como modelo viável para salvaguarda do acervo histórico angolano.

    Segundo a responsável, uma parceria neste domínio pode se constituir em uma alavanca para impulsionar a preservação, restauração e divulgação dos monumentos e sítios.

    Referiu que muitas destas infra- estruturas já foram classificados como património Nacional, mas o seu estado de conservação e aproveitamento continua a inspirar alguma atenção para a sua revalorização a altura da dimensão de cada um deles.

    Para a responsável, o envolvimento privado na preservação do património cultural afigura-se como um modelo para a conservação e defesa da estrutura arquitectónica e arqueológica de que muitos destes estão dotados, mantendo assim a sua autenticidade e evitar os riscos decorrentes da sua exposição.

    Salientou que em 2012, o Ministério da Cultura gizou um programa conjunto com o Governo do Cuanza Norte, em parceria com a construtora brasileira Odebrecht, de que resultou na restauração das ruínas do primeiro edifício da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, situado na vila de Cambambe, no município com o mesmo nome, cuja placa de classificação foi descerrada durante o acto.

    Acrescentou que tal envolvimento afigura-se como uma ante-câmara para a efetivação de outros projectos, ainda em carteira, com destaque ao contínuo estudo para a valorização do corredor do Kwanza pela sua importância no processo de penetração dos portugueses no interior de Angola, cujas aspirações apontam para a sua integração na lista do património mundial da humanidade.

    Segundo Maria da Piedade, o estabelecimento do programa conjunto entre órgão ministeriais, governamentais e a Odebrecht permitiram a que se preservasse a autenticidade e garantia do monumento, agora considerado modelo de recuperação para os demais, na base de estratégias pré- concebidas. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema